Olhar Agro & Negócios

Sábado, 25 de maio de 2019

Notícias / Agronegócio

Maggi lança selo Agro + Integridade, que premia empresas que combatem corrupção

Da Redação - Vinicius Mendes

12 Dez 2017 - 17:07

Foto: Olhar Direto

Maggi lança selo Agro + Integridade, que premia empresas que combatem corrupção
Foi lançada nesta terça feira (12), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em uma cerimônia no Palácio do Planalto em Brasília, o selo Agro Mais Integridade. Na ocasião, o Mapa firmou o Pacto pela Integridade com empresas e entidades do agronegócio representadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O ministro Blairo Maggi disse que este é um projeto que veio em resposta à crise gerada com a Operação Carne Fraca, no início do ano.

Leia mais:
Não tem ninguém mais ambientalista e indigenista que o produtor rural, diz Leitão em Prêmio CNA; veja vídeos

 
“Este programa é resultado de uma provocação que nos foi feita em um dos momentos mais difíceis que passei no Ministério da Agricultura, quando apareceu a questão da Carne Fraca. Nós fomos pegos absolutamente de surpresa e naquele momento pensei que a agropecuária brasileira estava correndo um risco grande, e participei com vários ministros de uma reunião com o presidente da república, e ele pediu que tomássemos conta deste assunto”, disse o ministro.

O selo será um prêmio de reconhecimento a empresas e entidades do setor que adotam práticas de gestão a fim de evitar desvios de conduta. Já o Pacto pela Integridade representa o compromisso do setor do agronegócio contra a corrupção. O Ministério da Agricultura é a primeira pasta a implementar um Programa de Integridade alinhado ao Programa de Fomento à Integridade do Governo Federal.

Também estiveram presentes no evento o presidente Michel Temer, o deputado Nilson Leitão (PSDB), o ministro interino e secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, entre outras autoridades. De acordo com Novacki, a resposta do Mapa à crise foi rápida.

“Aquela operação que tinha como escopo verificar os frigoríficos acabou colocando em cheque a imagem da agricultura e da pecuária do Brasil e nós tivemos que agir rápido. Por isso logo em seguida o ministro da agricultura institui o plano de integridade do MAPA. Este plano obviamente, requer um sacrifício muito grande e várias etapas. Isto passou a ser reconhecido pelos jornalistas internacionais, como um dos instrumentos mais eficientes para o combate à corrupção, para o combate ao desvio de conduta”, disse Novacki.

Segundo o secretário executivo, a situação foi muito analisada e chegaram á conclusão de que as empresas também deveriam ter seus compliances, conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares.

“Em um momento em que nós começamos a analisar, nós percebemos que não bastava apenas o Ministério da Agricultura fazer a lição de casa. É importante que o setor, que as empresas que se relacionam com o mapa também tivessem o seu compliance, e chamamos o setor para uma discussão, e depois da conversa se chegou à conclusão, uma decisão tomada junto com o setor, a decisão de fazermos um pacto pela integridade das empresas e entidades”.

Da necessidade de alinhamento entre o Mapa e as empresas surgiu o selo Agro Mais Integridade, para dar um reconhecimento às empresas que se preocupam com o setor. O selo deve começar a ser concedido em outubro de 2018.

“Este selo será entregue àquelas empresas que tenham, além de seu compliance, tenham também sustentabilidade e responsabilidade social e trabalhista. As empresas que recebem este selo poderão dizer para o Brasil e para o mundo que produzem dentro dos mais altos padrões de qualidade. A empresa poderá utilizar esta marca nos seus produtos, para fazer publicidade, e nós entendemos que em um primeiro momento isto será um diferencial no mercado, mas no mundo inteiro passará a ser uma exigência”, disse Novacki.

O secretário executivo do Mapa ainda agradeceu o presidente Michel Temer pelo apoio que deu ao ministro Blairo Maggi durante a crise.

“Mas sem dúvida, muito importante é o respaldo do senhor presidente ao ministro Blairo Maggi, para que os problemas que nós estamos enfrentando sejam de fato resolvidos. Sem o respaldo do presidente da república com certeza nós não teríamos avançado”.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • seu cuca
    13 Dez 2017 às 15:12

    fiquei sabendo que o blairo vai deixar o mapa essa pasta sai do pp para o prb, partido da serys 10.

  • Figa jose
    12 Dez 2017 às 22:04

    Só uma pergunta ! Amaggi tem esse selo ? ????????

Sitevip Internet