Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

conservação ambiental

Regulamentação do uso público do Parque Ricardo Franco será discutida em Vila Bela

Foto: Reprodução/Gcom MT

Regulamentação do uso público do Parque Ricardo Franco será discutida em Vila Bela
A regulamentação do uso público do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, será tema de uma reunião realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá).  A delimitação das normas irá disciplinar a visitação das cachoeiras e demais pontos turísticos tradicionalmente frequentados na região, oferecendo assim maior segurança às pessoas e permitindo a conservação da biodiversidade da área.

Leia mais:
Desmatamentos na cabeceira do Rio Cuiabá podem ser legalizados



De acordo com a Secretaria, a demora de 20 anos para a implantação efetiva do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco gerou várias reuniões envolvendo MPE, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e produtores que possuem propriedades na área, mas agora unifica esforços para a garantia da preservação ambiental e também da exploração sustentável dos recursos naturais da região.

Esses debates resultaram no TAC que prevê a elaboração de um plano de manejo florestal em 21 meses; realização de diagnóstico fundiário num prazo de 14 meses, com a apresentação posterior de um cronograma para regularização fundiária dos imóveis e desocupação das áreas ocupadas irregularmente; georreferenciamento e sinalização do entorno do parque, realização de atividades de fiscalização, criação de um conselho consultivo e a normatização do uso público do local, entre outras.

Podem participar do encontro a população local e setores interessados, como guias de turismo, donos de pousadas, proprietários de áreas no entorno do parque, restaurantes e Organizações não-Governamentais (ONGs). A reunião acontecerá na Câmara Municipal da cidade, às 14h do dia 30 de janeiro. 

O coordenador de Unidades de Conservação da Sema, o capitão da PM Jean Holz, destaca a importância das participação dos moradores da cidade no debate.“Se trata de um parque de grande potencial turístico do Estado. Além disso, eles poderão contribuir para construção de um planejamento de acordo com seus anseios e necessidades, respeitando os limites da natureza”, avalia Holz.

Foi informado ainda que a regulamentação do uso público faz parte do plano de ação para implantar de forma efetiva a unidade e atende a Cláusula sétima do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) n° 005/2017, firmado entre o Estado de Mato Grosso e o Ministério Público do Estado (MPE).

Sobre o parque

O Parque Serra de Ricardo Franco é uma unidade de conservação que pertence ao grupo de proteção integral, ou seja, no espaço pode ser feito apenas o uso indireto com ações de turismo ecológico, com passeios, trilhas e educação ambiental.

Foi criada pelo decreto nº 1.796, de 4 de novembro de 1997. Possui 158,6 mil hectares de extensão, contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência. Também fica nele a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado, com 248 metros de queda. Faz divisa com o Parque Nacional de Noel Kempff, em Santa Cruz, Bolívia, que é umas das referências mundiais em trilhas de longo percurso e de aventura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet