Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Auxílio da Sema

Baías de Chacororé e Siá Mariana passarão por mutirão de limpeza realizado por voluntários e órgãos público

Foto: Reprodução/Sema

Baías de Chacororé e Siá Mariana passarão por mutirão de limpeza realizado por voluntários e órgãos público
Sem destinação adequada o lixo gerado na Baixada Cuiabana é arrastado pelas chuvas ao Pantanal e suas nascentes. Para evitar os danos ambientais causados pela ação humana, voluntários irão percorrer um trecho de 60 quilômetros pelo rio Cuiabá para retirada dos resíduos sólidos na região de Barão de Melgaço, incluindo as baías de Chacororé e Siá Mariana e seus corixos.

Leia mais:
Autuado pelo Ibama, madeireiro de MT é destaque na Folha por receber crédito florestal da Sema

A Ação de Limpeza Voluntária do Pantanal será realizada nos dias 10 e 11 de março e se estende também a outros pontos conhecidos, como praia do Boi, Estirão Comprido e Volta do Poço. O projeto é do grupo de Comunicação e Educação Ambiental Teoria Verde e conta com o auxílio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que disponibilizará servidores da área de educação ambiental e infraestrutura de barcos.

A Pasta reforça que a situação do lixo piora nessa época do ano, quando as precipitações aumentam e as cheias levam ainda mais dejetos para o leito do rio Cuiabá.  “Estamos sempre abertos a atender projetos em prol do meio ambiente que partem diretamente da sociedade. Isso demonstra o entendimento que cuidar da natureza é responsabilidade de todos”, afirma o titular da secretaria, André Baby.

Além da Sema, pescadores locais e outros órgãos públicos já aderiram ao projeto. Segundo o diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, o objetivo é retirar a maior quantidade de lixo possível e chamar a atenção da população dos 13 municípios que fazem margens com o rio Cuiabá e que estão acelerando o desequilíbrio da região.

Até o momento já confirmaram a participação: Barco Hotel Princesa do Pantanal, Pousada Mutum, Lebrinha, Associação Melgacense de Ecologia (Amec), Associação de Pescadores Z5, Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, Secretaria Estadual de Turismo (Seadtur), Juizado Volante Ambiental (Juvam), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Casa de Guimarães, Deputado Wancley Carvalho.

Também irão colaborar com a ação as prefeituras dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet