Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

Na casa do artesão

Artesãos enfrentam dificuldades para consolidar setor e Sesc promove debate sobre economia criativa

Foto: Reprodução/TripAdvisor

Artesãos enfrentam dificuldades para consolidar setor e Sesc promove debate sobre economia criativa
Refletindo diretamente a cultura e tradição de um povo, o artesanato figura como alternativa de renda para um número considerável de profissionais mato-grossenses. Ainda assim, a atividade enfrenta dificuldades para se firmar como setor econômico e desenvolver empreendimentos rentáveis. Pensando nisso, o Sesc - Casa do Artesão realizará um debate sobre economia criativa e colaborativa com as gestoras e produtoras culturais Carolina Barros e Magna Domingos. 
Leia mais:
Passaporte de descontos deve injetar R$ 10 mi no turismo de MT até o final do ano 

O objetivo é ampliar as possibilidades na produção e escoamento dos produtos por meio do debate “Diálogos na Casa – O Artesanato como Negócio.”  "A falta de domínio de habilidades e ferramentas empreendedoras acaba impedindo o estabelecimento, desenvolvimento e ampliação de um mercado consumidor", explica Carolina.
Fachada do Sesc - Casa do Artesão, em Cuiabá. 
Ela lembra que a economia colaborativa estimula a força da comunidade, possibilitando maior visibilidade na cadeia produtiva do artesanato. "Além disso, pode baratear processos e custos de fabricação, aquisição de insumos, impactando diretamente no aumento do lucro, otimização dos processos e consequentemente na sustentabilidade financeira da atividade", explica.
 
Carolina também é cantora, formada em licenciatura em música pela UFMT. Foi analista de programas culturais do Sesc Mato Grosso (2011-2013), coordenadora de ações culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (2015-2016) e  atualmente é pesquisadora no campo da economia da cultura, economia colaborativa, gestão e empreendedorismo cultural.
 
Sua parceira de de debate, Magna, complementa o discurso ao avaliar que o setor estimula o uso responsável dos recursos naturais e incita o comércio justo com consumo solidário e consciente. "O artesanato também está inserido na economia criativa e precisa ser cada vez mais revelado, mais tangibilizado, aproveitando as novas possibilidades tecnológicas e modelos de gestão e comunicação."

Graduada em Comunicação Social, com habilitação Jornalismo, ela é atualmente mestranda em Culturas Contemporâneas (ECCO/UFMT 2018), além de figurar desde 1994 no cenário cultural. Como produtora e gestora, Magna realizou diversos trabalhos no campo das artes visuais e coordenadora o Pavilhão das Artes e Intercâmbio Cultural / SEC-MT. Em 2008 publicou o livro "Mato Grosso Território de Imagens" pela Editora Aroe.

O evento acontece no sábado (24) no Sesc Casa do Artesão das 09h às 12h e tem entrada gratuita.
 
Valorização de manifestações culturais
 
O Sesc Mato Grosso valoriza as manifestações culturais por meio de ações que contribuam para a ampliação e compartilhamento de saberes. O artesanato representa valores regionais, crenças e culturas que retratam as danças, festas, trabalho e religiosidade de povos diversos. E a Casa do Artesão é a unidade do Sesc que se propõe a divulgar o trabalho das artesãs e dos artesãos da região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet