Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2019

Notícias / Energia

​Falha em usina deixa 120 mil pessoas de 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica

Da Redação - Vinicius Mendes

22 Mar 2018 - 09:57

Foto: Reprodução

​Falha em usina deixa 120 mil pessoas de 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica
Uma falha na Subestação do Xingú, no Pará, acabou deixando 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (21). Em oito destes municípios a interrupção do fornecimento foi completa. O Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se manifestou por meio de nota informando que o problema atingiu vários estados do Brasil, mas já está sendo resolvido.

Leia mais:
Vendaval derruba cinco torres de energia e deixa 50 mil pessoas de 15 municípios sem luz; veja fotos
 
Nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Cáceres, Cotriguaçu, Jangada, Juruena, Rosário Oeste e Sapezal o fornecimento de energia foi completamente interrompido. Já os municípios de Poconé, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande foram atingidos parcialmente.

A Energisa se manifestou por meio de nota explicando que o problema ocorreu por causa de uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O ONS também emitiu uma nota explicando a situação. De acordo com o órgão, na região Centro-Oeste foram desligados 3.200 MW, mas o fornecimento já estava normalizado até às 16h15.  O problema, a nível nacional, ainda está sendo resolvido.

Leia na íntegra a nota da Energisa:

A Energisa informa que a interrupção de energia que aconteceu ontem, em diferentes regiões do país, foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. As causas do desligamento, portanto, não estão relacionadas a problemas técnicos da distribuidora e já estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
 
Leia a nota da ONS:
 
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
 
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
 
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
 
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
 
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
 
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Mais detalhes pelo link - http://ons.org.br/Paginas/Noticias/20180321-notaaimpresa-complementar.aspx
 
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico
 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Zeca
    22 Mar 2018 às 12:50

    Itaipu, Capivara, Jupiá, Ilha Solteira e tantas outras construídas durante o governo militar, nunca apresentaram nenhum problema como este até hoje!

  • vagner
    22 Mar 2018 às 12:00

    Boa tarde aqui na região de Juara tb acabou ficou uns 10 minutos sem energia. I ate bonito de ler as palavras sobre o controle da energia do pais rsrs. Sera quando 2.000mw gira em torno de quantos kwh ? Como funciona essa conversão?

Sitevip Internet