Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Tendência

MRV aposta em energia solar para reduzir taxa de condomínio em até 30%

Foto: Reprodução/MRV

MRV aposta em energia solar para reduzir taxa de condomínio em até 30%
De olho na sustentabilidade e economia, empreendimentos do setor imobiliário também começam a apostar na geração de energia fotovoltaica. É o caso da MRV, que lançou em Cuiabá um dos primeiros condomínios de sua linha econômica, com painéis solares. A unidade Chapada da Costa, que já recebe a instalação das placas solares, deve ter os apartamentos entregues no inicio do próximo ano, comprovando o impacto da iniciativa na conta dos moradores. Isso porque a energia elétrica é o segundo item mais caro na taxa de condomínio, algo em torno de 10% a 17% do total.

Leia mais:
Créditos com taxas de até 6% estimulam adesão de pequenas empresas a energia solar
 
De acordo com a MRV, com esse suporte positivo ao meio ambiente, há em média um abatimento na taxa condominial mensal da ordem de até 30%, conforme verificado em empreendimentos de porte similar em outros pontos do país.

Os itens que mais consomem energia elétrica dentro de condomínios são sistemas de iluminação de áreas comuns, como hall, escadarias, elevadores, motores de portões e bombas de recalque. O Chapada da Costa vai oferecer energia solar para todas as áreas comuns do condomínio, como iluminação das áreas de estacionamento, lazer em geral, piscina, salões de festas e portaria.
 
Nos próximos cinco anos, todos os empreendimentos da MRV Engenharia serão lançados com o sistema de energia solar fotovoltaica,  iniciativa que está na matriz de sustentabilidade consolidada pela companhia. Para isso, a empresa deverá investir R$ 800 milhões no período, em empreendimentos em diferentes localidades do país. Atualmente, a MRV está em 150 diferentes cidades.

Um a cada 200 brasileiros mora num imóvel construído pela MRV. O próximo empreendimento a receber o modelo é o Chapada das Oliveiras, que será localizado no bairro Morada do Ouro. O novo lançamento comercial deve ocorrer em maio, com a abertura oficial de vendas de apartamentos com descontos especiais, conforme antecipa a construtora.
 
Ao incorporar o sistema de produção de energia fotovoltaica em seus empreendimentos, a MRV Engenharia não beneficia apenas seus clientes, com a economia na conta de luz e a valorização do imóvel, como oferece importante contribuição para a diversificação da matriz energética brasileira, conforme destaca a companhia, líder no segmento brasileiro de imóveis econômicos. Isso porque, o sistema disponibiliza geração de energia renovável e limpa, sem emissão de C02 na atmosfera, redução do consumo de energia de fontes convencionais, além de ser um sistema de geração silencioso. 
 
O sistema 
 
As células fotovoltaicas são instaladas no telhado das edifícios  e transformam energia solar em energia elétrica. Conforme o projeto, a energia gerada pelas placas é conectada à rede por meio de inversores solares (sistema fotovoltaico). Após passar pelo Inversor, a energia gerada vai para o quadro de distribuição de energia, diminuindo a quantidade de energia utilizada da distribuidora de energia elétrica.
A energia gerada ao longo do dia que não é consumida é disponibilizada para o sistema ao qual a rede gerida pela concessionária está interligada.

Ao final do mês, a energia extra gerada pelo sistema entra como crédito, abatido no saldo da conta de energia mensal, podendo cobrir toda a conta do condomínio. Mais um convite ao consumo consciente.
 
"É benefício para o cliente. Teoricamente, a construtora vende energia para a concessionária e ela abate o valor. É um sistema totalmente aderente à sustentabilidade, que é um dos valores da nossa companhia. É energia limpa, que contribui, e muito, com meio ambiente", reforça o gestor comercial da MRV Engenharia em Mato Grosso, Tacílio Cantarutti.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet