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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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'fritura' no mercado local

Empresários de hamburguerias cuiabanas criticam Junior Leite por apoio à concorrência de fora

Foto: Reprodução

Empresários de hamburguerias cuiabanas criticam Junior Leite por apoio à concorrência de fora
Dois eventos voltados aos apreciadores de hambúrgueres disputam a atenção dos cuiabanos neste final de semana: a 2ª Edição do Burguer Fest MT, no Centro de Eventos do Pantanal, e o Food Trucks do Brasil, na Orla do Porto. O choque entre as datas resultou em críticas de empresários locais, responsáveis pela organização do primeiro evento, contra a Secretaria Extraordinária dos 300 anos de Capital, que apoia o segundo. O conflito gera um debate econômico envolvendo empresários locais e de fora de MT.

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De acordo com a organizadora do Burguer Fest, Fernanda Lajarim, ao contrário dos concorrentes, o seu evento conta com uma série de produtos e serviços contratados aqui. A lista inclui material confeccionado, agências, trabalhadores temporários, restaurantes, ambulantes, engenheiro, parceiros e patrocinadores. Além disso, cerca de 500 empregos indiretos são gerados ao longo da programação, em divulgação desde janeiro deste ano.

A expectativa original é de que pelo menos 12 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos do Pantanal, movimentando R$ 200 mil só com a venda de hambúrgueres, sem contar bebidas e doces. “Há a possibilidade de prejuízo, mas essa não é nossa principal crítica. A questão é a prefeitura deixar de valorizar um evento local para apoiar um de fora, que não deixará nenhuma contribuição à cidade. Não temos nada contra o evento em si, mas tudo que eles movimentarem vai pra fora de Cuiabá”, diz.


Evento com food trucks de fora de Cuiabá acontece nesta semana na Orla do Porto. Foto: assessoria de imprensa

Ela ressalta que, enquanto o Food Trucks do Brasil contará com suporte do poder público para sua realização, os empreendedores locais pagaram por taxas de licença e documentação exigida pela Vigilância Sanitária. A Prefeitura de Cuiabá, por sua vez, informou que o apoio ao Food Trucks do Brasil é institucional, envolvendo apenas os trâmites necessários entre as secretarias responsáveis pela manutenção do espaço público.

Por meio da assessoria de imprensa, a administração afirmou que não foi procurada por representantes do Burguer Fest, e que, deste modo, não poderia saber em qual data o evento seria realizado. Foi enfatizado ainda que as datas para a realização dos eventos poderiam ter sido debatidas, caso o órgão houvesse sido comunicado com antecedência.

O descontentamento dos empresários responsáveis pelo Burguer Fest foi registrado em ofício, divulgado nesta semana e assinado por 20 empresas locais. “Evento sem qualquer apoio público. O espaço é pago, impostos, taxas, mídia, estrutura, etc, investimento alto, que é um presente dado à população com muito esforço dos envolvidos, sendo que não tem cobrança de ingressos e estacionamentos. Estamos divulgando este evento desde janeiro 2018”, diz trecho do documento.

O objetivo, segundo Fernanda, é propiciar dois dias de lazer, música e entretenimento, com shows gratuitos, desafios, segurança e qualidade. Assim, a iniciativa estaria fomentando o comércio local e contribuindo com a economia, gerando trabalhos temporários e dinheiro que circulará pela região. Além disso, foi estabelecida uma meta para a arrecadação de 1.000 kg de alimentos não perecíveis e 1.000 peças de roupas para doar para a Santa Casa de Cuiabá.

“Gostaríamos de deixar nossa mais profunda decepção com a SEC 300 e Prefeitura de Cuiabá por autorizar e apoiar um evento realizado por pessoas de fora da cidade, que não respeitaram a programação já existente na cidade e consequentemente levarão a renda desse Festival Food Truck na Estrada para suas cidades, sem movimentar o comércio local após esse festival, muito menos dando oportunidades para trabalhos temporários. Não somos contra eventos do tipo, mas deveriam levar em consideração as datas e o trabalho dos que geram empregos em nossa cidade”, finaliza o ofício, assinado por 20 empresas.

O Food Trucks do Brasil começa sua programação a partir de quinta-feira (3) e permanece até domingo (6), das 18h às 23h. São aproximadamente 10 Food Trucks, que possuem um alto valor agregado entre 250 e 500 mil reais. “Quando fomos procurados pela organização, ficamos muito impressionados com a estrutura que eles estão trazendo e vimos que não poderíamos ficar de fora”, disse recentemente o secretário Extraordinário dos 300 anos, Junior Leite.

Outro lado 

A reportagem entrou em contato com o secretário Junior Leite, mas a ligação não foi atendida nem  retornada.  A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá afirmou por meio de material enviado à imprensa que além de ser um megaevento gastronômico e cultural, o festival também movimenta diversos setores da economia local, gerando empregos e renda, uma vez que estima-se que 80% dos insumos consumidos serão adquiridos no próprio município, toda a estrutura necessária para realização do mesmo também será contrata localmente, assim como a contratação temporária de funcionários para os serviços de preparo, atendimento, limpeza e outros fins.

O Alencastro sustenta ainda que é preciso considerar que os “truckeiros” hospedam-se na rede hoteleira e abastecem os veículos antes de viajar novamente.
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