Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Economia

Superintendente da Infraero avalia que voo internacional trará crescimento para Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Superintendente da Infraero avalia que voo internacional trará crescimento para Mato Grosso
O superintendente da Infraero em Cuiabá, Luciano Porfírio de Oliveira Segura, avaliou que o voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), que deve começar a ser operado no segundo semestre deste ano, trará diversos benefícios e crescimento para Mato Grosso. Além disto, o gestor comentou que também é preciso focar no transporte de cargas.

Leia mais:
Com autorização, Azul estima voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra para setembro
 
“Este voo, nós estamos com previsão de inaugurar no segundo semestre. Existe um tramite administrativo interno, como dos demais órgãos. É um rito a se seguir e demora pelo menos três meses. É preciso iniciar a divulgação do voo para que o comércio e as pessoas adquiram as passagens. Não adianta ter e a aeronave sair vazia. Temos certeza que no segundo semestre vamos inaugurar este sonho”, comentou em entrevista exclusiva ao Olhar Agro & Negócios.
 
Luciano ainda explica que 30% do custo de um voo vem do combustível e avalia que: “Um voo internacional não se sustenta só com pessoas, mas precisa levar carga também. A região é muito forte para isto. Com a implantação da ligação com a Bolívia, também teremos mais voos regionais. Pessoas de outras cidades também vão poder ir para lá, a tendência é só aumentar o número de operações domésticas”.
 
“Este destino internacional (Bolívia) facilita a vida do passageiro, que não precisa ir para São Paulo ou outros destinos para depois ‘subir’ para América Central ou do Norte. Da Bolívia, o passageiro poderá chegar ao Panamá, que é um grande hub internacional, que liga a várias cidades do mundo”, explicou o superintendente.
 
O gestor ainda lembrou da posição estratégica que o Estado tem e o grande poderio financeiro: “É a região que menos sofreu com a crise, teremos um grande mercado de fotocélulas aqui. Isso também fomenta a aviação. Costumo brincar que carga marítima e ferroviária não compete com aviação. Temos muito valor agregado. Um exemplo: uma empresa compra um robô que faz cirurgia, ele não vai colocar em um navio, esperar três meses para começar a funcionar. Por isso, prefere mandar de avião, mesmo sendo mais caro”.
 
Cuiabá-Santa Cruz de La Sierra
 
A Azul Linhas Aéreas informou que a autorização do voo que ligará Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, representa um “significativo avanço no processo de autorização” das operações. Além disto, a companhia aérea estimou para o dia 13 de setembro o início dos voos. A notícia foi comemorada pelo governador Pedro Taques (PSDB), em uma postagem no seu Facebook.
 
“Com isso, estimamos o voo inaugural desse novo mercado internacional para 13 de setembro”, prevê a companhia. As viagens serão operadas pelas aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 passageiros e acontecerão, no primeiro momento, às quintas e domingos.
 
Vale lembrar que este é um desejo antigo do governado Pedro Taques (PSDB), que tenta insistentemente colocar o voo internacional na capital mato-grossense.
 
Santa Cruz de la Sierra é maior e mais populosa cidade da Bolívia, com 1,7 milhão de habitantes, além de ser a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Motor econômico do país, Santa Cruz de la Sierra é um polo petroquímico, com foco na produção e exportação de gás natural. A cidade também é conhecida por sua tradição gastronômica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet