Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

TOP 10

Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Diamantino são as cidades mais desenvolvidas de MT; veja ranking

Foto: Plug News

Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Diamantino são as cidades mais desenvolvidas de MT; veja ranking
O ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018 apontou que os três municípios mais desenvolvidos de Mato Grosso são Lucas do Rio Verde (1°), Cuiabá (2°) e Diamantino (3°). Entre as dez primeiras cidades também estão Sinop (6°) e Rondonópolis (9°). A segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, ficou na 47ª posição.
 
Leia mais:
Pesquisa aponta Cuiabá como uma das 10 capitais mais desenvolvidas do país
 
A pesquisa classificou os 141 municípios de Mato Grosso analisando estatísticas de saúde, educação, emprego e renda. Apenas nove deles receberam a classificação de “Alto desenvolvimento”, com índice superior a 0,8. No total 15 municípios receberam a classificação de “Desenvolvimento regular”.

Os três maiores índices foram de Lucas do Rio Verde (0,8354), Cuiabá (0,8266) e Diamantino (0,8182). Várzea Grande, a segunda cidade mais populosa do Estado, recebeu o índice de 0,7256 e ficou na 47ª posição. Rondonópolis e Sinop, terceiro e quarto municípios mais populosos de Mato Grosso, tiveram índice de 0,8004 e 0,8064 respectivamente.

Veja o ranking completo dos 141 municípios de Mato Grosso pelo site da Firjan.


 
Crise
 
Ainda segundo a pesquisa, a crise econômica que atinge o Brasil fez com que o desenvolvimento dos municípios retrocedesse três anos, ficando abaixo do patamar de 2013. É o que aponta a nova edição do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), relativo a 2016, que reflete sobretudo o fechamento de postos formais de trabalho e a menor evolução nas áreas de Educação e Saúde em 10 anos.
 
Elaborado desde o ano-base 2005, o IFDM se tornou referência no país, por ser o único índice anual que acompanha as três principais áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde –, com recorte municipal e cobertura nacional. O resultado de 2016 mostra que alto grau de desenvolvimento é para poucos: apenas 431 municípios estão com mais de 0,8 ponto - a maior parte nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet