Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Parceria com Carrefour

MT recebe investimentos de mais de 3 milhões de Euros na produção sustentável de bezerros

10 Jul 2018 - 12:12

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo/Erika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MT recebe investimentos de mais de 3 milhões de Euros na produção sustentável de bezerros
O Grupo Carrefour Brasil e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) pretendem investir R$ 3,5 milhões de euros até 2020 com objetivo de fomentar a produção sustentável de bezerros em mais de 450 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia. O anuncio foi feito na manhã desta terça-feira (10), durante coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás.

Leia também
Sachetti confirma convite de Taques para vice e afirma que disputa para Senado é com Fávaro


A Fundação Carrefour, instituição internacional responsável pelo investimento social do Grupo Carrefour, vai aportar em parceria com a Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), e Fazenda São Marcelo, 1,9 milhão de euros com objetivo de apoiar pequenos agricultores em uma "cadeia de produção mais forte e justa, para construir um modelo socioeconômico viável". Já a IDH, deverá investir 1,6 milhão de Euros.

Situadas na região noroeste e leste do Estado, as regiões do Vale do Juruena e do Araguaia compreendem 11 municípios relevantes na produção de bezerros, que abastecem boa parte da cadeira produtiva da carne bovina do país. Atualmente ambas as regiões respondem por mais de 40% da produção de bezerros de Mato Grosso, sendo a maior parte realizada por pequenos produtores.

As propriedades que devem se beneficiar do projeto socioambiental somam mais de 80% da vegetação nativa preservada. Além da Acrimat, a Fazenda São Marcelo e NatCap são parceiros da implementação do projeto.

Embora os pequenos produtores recebam um lote de terra, com cerca de 400 hectares cada, esses pequenos produtores precisam de suporte na produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio para legalização fundiária e ambiental.

“Um dos principais benefícios da iniciativa ‘produção sustentável de bezerros’ é intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em que os recursos florestais são preservados, promovendo uma produção sustentável e economicamente viável”, explica o diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez.

Para o governador Pedro Taques (PSDB), a parceria mostra que o Estado está construindo algo melhor não só para o país, mas para o mundo todo. “Eu espero que este evento também caminhe para isso. A demonstrar, que nós aqui no Estado de Mato Grosso, e o Estado não sou eu, a sociedade mato-grossense, as associações, as federações, estão a construir algo de novo, não no Brasil, mas no mundo”, concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet