Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Notícias / Política

Nigro destaca potencial turístico de MT a investidores chineses

Da Assessoria

17 Jul 2018 - 10:56

Nigro destaca potencial turístico de MT a investidores chineses
Uma comitiva de 56 chineses participou nesta segunda-feira (16) do Fórum de Cooperação Econômica e Comercial Shaanxi/China e Mato Grosso/Brasil, no hotel De Ville, em Cuiabá. O encontro visa o estreitamento comercial e cultural entre ambos os estados, ao passo que os chineses buscam especialmente oportunidades de negócios em segmentos com grande potencial econômico, como o turismo, agronegócio, tecnologia, inovação, energia, mineração, infraestrutura e logística. 

Leia também:
Nigro pede à ministro investimento em marketing, capacitação, indicadores e infraestrutura de turismo

Para o representante do ‘trade turístico’ de Mato Grosso, o empresário Luís Carlos Nigro, o encontro impacta diretamente a economia local. “Estamos falando de um evento relacionado ao turismo de negócios. É evidente que a vinda dessa comitiva ao Estado, por si só, já movimenta a economia local. Desde o hotel onde estão hospedados até os taxistas, donos de restaurantes, shoppings , enfim... toda uma imensa cadeira de serviços é impactada pelo evento, gerando emprego e renda para a população”, analisou. 

A vinda da comitiva se deve à política internacional estabelecida durante a gestão Pedro Taques, que ampliou o diálogo com os chineses. Para se ter uma ideia, Mato Grosso recebeu mais de R$ 22 milhões em investimentos diretos da China nos últimos dois anos, sendo que a maior parte deles voltados a tecnologia, agricultura, pecuária e produção de energia. Contudo, Nigro destacou a necessidade do início de uma nova era na economia local, por meio da verticalização da produção. 

“Não podemos mais seguir exportando comodities para o mundo. É preciso entrarmos numa nova fase, que é da agroindustrialização. Não podemos mais seguir liderando a produção de algodão no Brasil, porém mandando os fardos de algodão para beneficiamento em outros estados. Devemos atrair indústrias têxteis, tecelagens e as grandes fábricas de roupas para cá. É inaceitável ver a rota desse produto até chegar às lojas. É preciso avançar ainda mais, agregando valor à produção”, pontuou.

Nigro, que também é pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, aproveitou o encontro para falar sobre o potencial turístico de Mato Grosso. “São 130 milhões de turistas chineses em todo o mundo. Hoje os chineses rodam o mundo em busca de bons projetos para investir. E o que nós mais desejamos é que eles enxerguem nosso potencial. Afinal, Mato Grosso é o único estado do Brasil que possui três biomas [Cerrado, Amazônia e Pantanal]. Saio deste encontro, portanto, feliz pelo interesse deles em nosso Estado. Tenho certeza de que essa parceria renderá bons frutos”, finalizou.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vânia Neves
    17 Jul 2018 às 15:32

    Parabéns Nigro pelo posicionamento e pela visão de futuro que você tem para nosso estado. Mato Grosso é um dos estados mais belo, sem falar, do potencial de produção de alimentos, mas temos que avançar, talvez daqui alguns anos possamos oferecer o turismo tecnológico com a fusão da produção de alimentos e a industrialização do mesmo.

Sitevip Internet