Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

Sicredi

Sicredi sobe posições em rankings nacionais

Foto: Assessoria

Sicredi sobe posições em rankings nacionais
O Sicredi aparece mais uma vez em importantes posições de rankings nacionais elaborados por instituições de renome e divulgados recentemente. Essas publicações evidenciam as empresas que se destacam em 2018, com base em balanços do ano anterior, e as classificam em um universo formado por centenas de companhias. Entre as publicações em que a instituição financeira cooperativa aparece estão o anuário Exame Melhores & Maiores 2018 e o Valor 1000, que consolidam a atuação do Sicredi, e comprova a solidez do sistema e tornando-o referência quando o assunto é cooperativismo de crédito.
 
Leia mais
Sicredi apresenta linhas de crédito para construção de armazéns

No Melhores & Maiores, o Sicredi – que tem mais de 3,8 milhões de associados e atua em 22 estados mais o Distrito Federal – foi incluído em 14 categorias do anuário. Na categoria 200 Maiores Grupos, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema, é destaque na 48ª posição. Já o Banco Cooperativo Sicredi, instrumento de acesso das cooperativas de crédito ao mercado financeiro, manteve o 3ª lugar em Crédito Rural e ocupa o 40º lugar entre os 50 Maiores Bancos por Patrimônio. Ainda no indicador crédito, despontou nas categorias Crédito Pessoal (14º para 10º), Crédito Imobiliário (12ª), Crédito Pessoa Jurídica Total (12º para 7º) e Crédito para Médias Empresas (5º).
 
O Banco Cooperativo Sicredi aparece em outras sete categorias: Depósito em Poupança (de 7º para 6º), Riqueza Criada por Empregado (16º lugar), Empréstimos e Financiamentos (17ª ) e Receita de Intermediação Financeira e Serviços (15ª). Em Total do Ativo Ajustado, figura na 13º posição; subiu duas posições em Número de Correntistas (de 13º para 11º); e figura em 8º lugar entre os maiores Emissores de Cartão de Crédito.
 
Para chegar ao resultado, a equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), avaliou balanços e indicadores financeiros mil organizações.
 
Já no ranking Valor 1000, a instituição financeira cooperativa se destacou em 12 categorias. Todas elas levam em consideração o balanço combinado do Sistema. Na classificação dos 100 Maiores Bancos, o mais amplo do anuário, o Sicredi ficou em 10º lugar, subindo uma posição em relação a 2017. Entre as instituições financeiras que mais cresceram em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, figurou em 4º e 11º lugares, respectivamente.
 
Nos rankings voltados para os 20 Maiores Bancos, o Sicredi se destacou em Operações de Crédito (9ª posição), em Depósitos Totais (7º), em Patrimônio Líquido e Lucro Líquido (8º em ambos), em Receita de Intermediação (9º) e em Resultado Operacional Sem Equivalência Patrimonial (7º). Entre os 20 Grandes Bancos ficou na 9ª colocação no ranking de Rentabilidade Operacional sem Equivalência Patrimonial, em 3ª entre os Mais Rentáveis sobre o Patrimônio e em 11º na categoria Bancos que Mais Cresceram em Depósitos Totais.
 
Elaborado pelo jornal Valor Econômico e pela Serasa Experian, com base em dados do ano contábil de 2017, o Valor 1000 conta com o trabalho de homologação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). A publicação traz informações completas sobre as mil maiores empresas do Brasil, com rankings comparáveis, demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos retirados dos balanços ou informados pelas companhias ou instituições.
 
 
Sobre o Sicredi
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
 
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
 
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 388 mil associados, com 166 agências em 134 municípios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet