Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

do Mediterrâneo

Tipo de mosca branca resistente a inseticidas é encontrada pela primeira vez em MT

Foto: Assessoria

Tipo de mosca branca resistente a inseticidas é encontrada pela primeira vez em MT
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) detectaram pela primeira vez em Mato Grosso a presença da mosca branca (Bemisia Tabaci), do biotipo Q. O inseto, que é original da região do Mediterrâneo, foi localizado em uma floricultura de Sinop (480 Km de Cuiabá). Uma das suas principais características é ser naturalmente resistente a uma gama de inseticidas utilizados na agricultura. Ainda não se sabe se já há presença desta raça nas lavouras da região.

Leia mais
Pesquisa aponta que agrotóxicos contaminam água da chuva e de poços artesianos em cidades de MT
 
A identificação foi feita em um trabalho coordenado pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta, com auxílio de alunos de graduação do curso de Agronomia da UFMT, e contou com ajuda de pesquisadores da Unesp (Botucatu-SP), onde foi feita a identificação por meio da biologia molecular. A análise do DNA é a única forma de diferenciar as raças, uma vez que são visualmente idênticas.

A mosca branca foi coletada e identificada pela primeira vez no Brasil no fim de 2013 por um grupo de pesquisadores em lavouras no Rio Grande do Sul. Desde então vem se espalhando pelo país, já sendo presente nos estados do Sul, em São Paulo e também em Goiás. Transmissora de viroses, a mosca branca causa danos em diversas culturas, com maior impacto econômico em pimentão, soja e algodão.

De acordo com Rafael Pitta, a iniciativa da busca pela praga em Mato Grosso começou após assistir a uma apresentação em um evento científico na qual viu que esta raça de mosca branca está presente em plantios de flores no estado de São Paulo. Como plantas daquela região são enviadas para todo o país, possivelmente já haveria indivíduos em outras regiões.

Alunos de uma disciplina ministrada por Rafael no curso de Agronomia da UFMT coletaram moscas brancas em tomateiro, hibisco, rabo de gato, trombeta de anjo e lantana em uma floricultura e nos jardins das próprias residências. De todos os indivíduos analisados, dois dos cinco presentes na lantana eram do biótipo Q. As demais eram do biótipo B, mais comum na região.

O pesquisador explica que a descoberta abre a necessidade de novas pesquisas para verificar se esta raça de mosca branca já está presente nas lavouras do estado. O risco maior é para as culturas da soja e do algodão. "Como esta raça é resistente a uma gama de inseticidas, a pulverização das lavouras poderá selecionar indivíduos desta raça, tornando mais difícil e mais caro o controle da mosca branca", explica Rafael Pitta.

De acordo com o pesquisador, enquanto não se aprofunda na investigação, a melhor ferramenta de prevenção é o manejo integrado de pragas (MIP). "O exagero nas aplicações aumenta a pressão de seleção desta raça, favorecendo o estabelecimento dela nas lavouras. O melhor a fazer é monitorar a lavoura e somente aplicar o inseticida quando a infestação atinge o nível de dano", orienta o pesquisador da Embrapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet