Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

EM BERLIM

Indígena de Mato Grosso abre conferência na Alemanha e fala sobre impactos de hidrelétricas

Foto: Assessoria

Indígena de Mato Grosso abre conferência na Alemanha e fala sobre impactos de hidrelétricas
Marta Tipuici, da etnia Manoki, falou nesta quinta-feira (9) sobre os impactos de hidrelétricas sofrido pelos povos indígenas durante o evento "Hidrelétrica, mudança climática e os objetivos de desenvolvimento sustentável", que acontece em Berlim, Alemanha. Ela é representa a Rede Juruena Vivo (RJV), que busca por alternativas de desenvolvimento na sub-bacia do Juruena (a 909 km de Cuiabá).

Leia mais:
Feira Norte e Sul reúne grandes marcas e apresenta novidades das áreas da saúde e qualidade de vida

"São as hidrelétricas, em especial as micro e pequenas usinas espalhadas pela bacia do Juruena, que sustentam a produção de muitas empresas produtoras de grãos para exportação. Nossos parceiros na Europa têm um papel fundamental em alertar compradores e investidores sobre os impactos sofridos pelos povos indígenas", declarou a jovem indígena durante sua apresentação no evento.

De acordo com a Operação Amazônia Nativa (OAN), um levantamento aponta que há 138 usinas na bacia do Juruena, sendo 32 em operação, 10 em construção e 96 em fase de planejamento.

O evento conta com a participação de representantes do Brasil, Colômbia, Myanmar, cientistas, representantes da indústria e organizações não governamentais (ONGs) alemãs. "Este é um espaço de diálogo com outros movimentos de países diferentes, e que trazem experiências importantes nesse cenário de retirada de direitos e mudanças climáticas", afirmou Marta Tipuici.

A conferência é feita pela ONG Gegenstromung e coloca em discussão os efeitos socioeconômicos e ambientais das hidrelétricas. O evento pretende endereçar questões e alertas para o Congresso Mundial de Hidrelétricas, que acontecerá em Paris de 14 a 16 de maio.

Heike Drillish, quem organiza o evento, explica que apesar dos impactos das hidrelétricas serem conhecidos desde os anos 80, na Europa muitas pessoas ainda acreditam que as usinas hidrelétricas são uma opção limpa para geração de energia no contexto das mudanças climáticas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet