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Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

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Consumidores já podem bloquear ligações com ofertas de telefonia, internet e TV; veja como

Da Redação - Thaís Fávaro

16 Jul 2019 - 11:57

Foto: Divulgação Época

Consumidores já podem bloquear ligações com ofertas de telefonia, internet e TV;  veja como
Os consumidores já podem se inscrever no cadastro nacional “Não Me Perturbe” para conter ligações indesejadas de prestadores de serviços de telecomunicações. O consumidor pode solicitar o bloqueio através da pagina e a suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações deve ocorrer em até 30 dias - contados a partir da data de cadastramento. O objetivo com a iniciativa é proteger  o consumidor de abusos por parte das empresas de telecomunicações. Entretanto, o sistema não se estende para empresas de outros setores.

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A criação de uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com ofertas foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em junho deste ano. O "Não Me Perturbe" consiste em uma base de dados centralizada, que coleta as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. Segundo a apresentação da própria página eletrônica, a ideia de um cadastro unificado das empresas foi  aprovada e formalizada pela agência reguladora.

A coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz, ressalta que é direito do consumidor escolher não ser perturbado. "O volume de reclamações fruto das ligações incômodas dessas empresas é enorme junto aos Procons e à própria Anatel. É para evitar tais transtornos ao consumidor que esse sistema se faz tão necessário. A iniciativa de desenvolver uma ferramenta unificada, a partir de uma auto-regulação, demonstra amadurecimento do setor e isso traz ganhos para todos os lados".

Caso o consumidor se cadastre na lista e ainda assim receba alguma ligação com ofertas das empresas selecionadas, é importante que deixe claro ao atendente o registro do seu número na lista “não me perturbe” e peça o protocolo da ligação indesejada. Em posse dessas informações, o consumidor deve registrar a reclamação tanto no site, quanto no atendimento da Anatel.

 

2 comentários

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  • Oi?
    17 Jul 2019 às 10:59

    E pra isso funcionar tem que dar seus dados todos pra não sei quem fazer não sei o quê... Vote! Pior a emenda do que o soneto.

  • Degas
    16 Jul 2019 às 12:10

    Agora fica faltando bloquear as ligações de bancos e financeiras.Falta de respeito dessas empresas que ganham bilhões às custas de juros altíssimos.

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