Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

NOVA FONTE DE RENDA

Projeto irá distribuir 15 mil mudas de cacau e capacitar mais de 60 agricultores

Foto: Gaxeta do Povo

Projeto irá distribuir 15 mil mudas de cacau e capacitar mais de 60 agricultores
O Projeto Poço de Carbono Juruena irá distribuir 15 mil mudas de cacau e irá capacitar mais de 60 agricultores de Juruena, a partir de novembro. A proposta do projeto é desenvolver uma nova fonte de renda na região Noroeste para agricultores familiares.

Leia mais:
Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare

No final de setembro, Eli Costa Lobão, economista e agente de atividades agropecuárias da Ceplac/Mapa, esteve em Juruena para falar dos benefícios do cultivo do cacau clonal para 60 agricultores. "O cacau é uma das atividades agrícolas mais importantes para gerar riquezas numa região de clima tropical, rende o dobro da receita do cultivo do café e a produtividade de um hectare do fruto equivale ao valor da venda de 25 bezerros", explica.

Lobão explica que a demanda de mercado é mundial e o Brasil não fica atrás, pois importamos 75% do volume consumido atualmente para atender a demanda nacional. "Se você tiver 60 kg você vende, se você tiver 10 mil sacos, você vende", comenta.

A partir do quinto ano de produção já é possível obter retornos econômicos seis vezes superiores a rentabilidade da pecuária leiteira, cuja lucratividade alcança 49%. Como o esforço de produção se concentra, em média, a cerca de três meses por ano, distribuído ao longo de 12 meses, o agricultor pode investir nessa lavoura sem deixar de ter suas outras atividades, seja gado leiteiro, seja café ou hortaliças.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet