Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

comerciante decide

Comércio pode funcionar normalmente nos próximos feriados em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Comércio pode funcionar normalmente nos próximos feriados em Cuiabá e Várzea Grande
O comércio de Cuiabá e Várzea Grande pode funcionar normalmente no feriado de Proclamação da República, na sexta-feira (15), e Consciência Negra, na quarta-feira (10). A decisão foi tomada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá em acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho de 2019 (CCT), e o Sindicato dos Comerciários e entidades de representação patronal do Setor, baseada na Lei Federal nº 11.603/2007.

Leia mais:
Redução do ICMS sobre combustível dos aviões em São Paulo viabiliza mais 18 voos a Mato Grosso

Em algumas cidades do país o dia 20 de novembro é considerado ponto facultativo. Em Mato Grosso, é considerado Feriado Estadual, conforme a Lei Nº 7879/2002.O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, explica como funciona, caso o lojista opte por trabalhar nesses dias.

"Para exigir o trabalho nos feriados autorizados, é obrigatório que a empresa cumpra com algumas normas estipuladas pela CCT, como, remuneração das horas em dobro trabalhadas dos empregados envolvidos , incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, entre outras", disse Granja orientando ainda que todos os empresários leiam as regras para evitar quaisquer problema futuro.

O superintendente acredita que a maioria opte por abrir as portas nesses feriados devido à proximidade com o Natal. "O segundo semestre é de bastante movimento no comércio, muita gente deixa para comprar as coisas de última hora, mas uma boa parte da população prefere se antecipar, portanto, é válido pensar na possibilidade de trabalhar nesses dias, mesmo que em horário reduzido", declarou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet