Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de julho de 2020

Notícias / Agronegócio

Estatal chinesa confirma implantação de centro de tecnologia em MT com investimentos de até U$ 10 bi

Da Redação - Vinicius Mendes

13 Dez 2019 - 16:50

Foto: Reprodução

Estatal chinesa confirma implantação de centro de tecnologia em MT com investimentos de até U$ 10 bi
A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou, nesta sexta-feira (13), a instalação em Sinop (a 479 km de Cuiabá) de um centro de tecnologia no agronegócio da Instiel, representante da maior estatal chinesa – o Grupo Sino. O vice-presidente da empresa, Cleverson Santos, confirmou a vinda para o município com uma projeção inicial de compra de até 10 bilhões de dólares, que beneficiará toda a região norte do Estado. A perspectiva é de geração de 400 empregos diretos.
 
Leia mais:
Cuiabá e mais quatro cidades concentram 41,13% do PIB de Mato Grosso; veja classificações
 
 “São investimentos que vão proporcionar ainda mais desenvolvimento ao município. Nossa cidade tem crescido muito em todas as áreas e o desenvolvimento econômico é a mola propulsora dessa região. Realizamos várias reuniões porque precisamos continuar avançando com a vinda dessas empresas. Isso promove mais empregos, renda e o pai de família precisa disso e não há dúvidas de que Sinop é um excelente lugar para se investir”, destacou a prefeita, em entrevista coletiva.
 
O trabalho para a atração dos investidores começou há oito meses com a apresentação de estudos e dados da economia de Sinop. Segundo o vice-presidente do grupo, a consolidação na vinda para o município contou com o empenho da administração municipal.
 
“Ela [prefeita] levou os números, apresentou os números de Sinop e o potencial crescimento da região ao redor de Sinop, áreas que podem ser exploradas. A Rosana viajou e conheceu o Centro de Tecnologia, escritórios e a gente vai trazer uma estrutura grande. Essa operação, inicialmente, iria para o Paraná e fizemos um estudo grande. Apresentamos os números aos chineses e eles autorizaram a vinda de todo o centro tecnológico para Sinop. Temos várias vertentes de empreendimento e vamos começando as implantações nos locais escolhidos”, destacou Cleverson Santos.
 
A primeira fase do empreendimento em Sinop já tem previsão de ser inaugurada ainda em janeiro. A Instiel já definiu a locação de um imóvel nas proximidades da Avenida Bruno Martini, próximo a Unemat. A projeção é de gerar cerca de 60 empregos com a estruturação de um escritório e loja. Na segunda etapa, a previsão é de 300 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.
 
O executivo do grupo explicou ainda que os produtores rurais de Mato Grosso podem dobrar a lucratividade. “Vamos trazer uma estrutura grande, crédito internacional e pensamos em instalar um banco internacional aqui para facilitar para o produtor. Temos a possível instalação de uma indústria de tratores, mas o primeiro foco é o agronegócio. Fizemos estudo na região de Mato Grosso e vimos que existem muitos produtores e donos de frigoríficos, por exemplo, que tem muito potencial de crescimento. O produtor certamente irá, no mínimo, dobrar a lucratividade que tem hoje. A compra inicial que eles abriram pra gente é de até 10 bilhões de dólares”.
 
O grupo de investidores também chega até  Sinop determinado à investir na capacitação de mão de obra. “Nosso foco é desenvolver a juventude para o mercado, ensiná-los como trabalhar nesse tipo de negócio, então, projetamos trazer também escolas para oferecer cursos técnicos ou fazer parcerias com instituições. Esse empreendimento é uma porta de entrada para novos investimentos, não só em Sinop, mas em toda região Norte. Outras empresas já estão se movimentando para vir conosco e se instalarem no município”, concluiu.
 
Desenvolvimento Econômico
 
Nos últimos três anos Sinop tem se consolidado como uma das melhores cidades para se investir do país. Nesta semana, a prefeita Rosana já havia anunciado a vinda de um grupo baiano do ramo imobiliário com investimentos de R$ 120 milhões em 672 apartamentos.
 
Só em 2019, o município já recebeu grandes grupos como o Colégio Marista Santo Antônio, da Rede Marista, a confirmação de investimentos do grupo Pão de Açúcar – com o Assaí, inauguração das lojas Pernambucanas, Magazine Luiza, a rede de fast food Burger King, voos da Gol Linhas Aéreas, a nova Faculdade de Tecnologia (Fastec), a Fertipar Fertilizantes. Além das operações da Inpasa Agroindustrial.
 
De janeiro a outubro desse ano o município vivenciou um aumento de 62% na liberação de alvarás para a abertura de novas empresas. Além de registrar constante saldo positivo na geração de emprego, possuindo  como título da Revista Exame, uma das 30 melhores cidades do país para se investir.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Dos Santos
    24 Dez 2019 às 16:23

    Patropi, Cuiabá é simplesmente a capital do estado de MT. Ser capital já diz tudo, é líder com a maior população, líder com maior economia, é o centro político,economico e administrativo do estado. Não precisamos seguir exemplo de nenhuma cidade do interior do estado. Você está enganado ao afirmar que Cuiabá afunda, pelo contrário. A capital não para de crescer. Os números falam por si.

  • Josué Alves Macedo
    15 Dez 2019 às 15:45

    Parabéns prefeita. A senhora poderia ser prefeita de Presidente Prudente.

  • Patropi
    14 Dez 2019 às 07:15

    Enquanto Sinop cresce cada vez mais, Cuiabá se afunda. O "Paletó" deveria seguir o exemplo de Sinop e tentar melhorar a capital e não ficar fazendo coisas em benefício próprio. Parabéns Sinop.

  • Irineu Toillier
    13 Dez 2019 às 21:41

    Censurado, foi.

  • Irineu Toillier
    13 Dez 2019 às 17:52

    Que venham os comunistas, porque os imperialistas e judeus propagados pelo Bozo, nada.

Sitevip Internet