Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Indústria

ACUMULO DE 2,7%

Produção industrial em Mato Grosso cresce pelo quinto mês consecutivo

Foto: Reprodução - FIEMT

Produção industrial em Mato Grosso cresce pelo quinto mês consecutivo
A produção industrial em Mato Grosso cresceu pelo quinto mês consecutivo, com saldo positivo de 2,7% registrado em novembro de 2019, em relação a outubro. O dado foi divulgado na última terça-feira (14) e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números revelam ainda que a produção industrial recuou 1,7% no Brasil.

Leia mais:
Mato Grosso deixa SP em segundo lugar e segue líder em valor de produção agrícola

De acordo com informações compiladas pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na série com ajuste sazonal, foi registrado queda em 11 dos 15 estados pesquisados. Apenas Rio de Janeiro (3,7%), Ceará (3,4%) e Mato Grosso (2,7%) apresentaram crescimento positivo em relação ao mês de outubro.

A indústria química mato-grossense foi o principal setor que registrou aumento de produção no mês de novembro do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o crescimento foi de 18,9%. O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, avalia que os resultados dos últimos meses colocam o crescimento estadual acima da média nacional.

“A nossa indústria química dá suporte para o agronegócio, principalmente fornecendo insumos, como agroquímicos e fertilizantes. Isso é parte de um otimismo que há no agronegócio para produção agrícola no estado. Também tivemos aumento na produção de DDG, que é a ração animal com alto teor proteico, que fomenta também a produção de carnes”, completa.

Outro setor que colocou Mato Grosso entre os três estados com aumento da produção industrial no país foi o de biocombustível. A variação acumulada ficou em 7,3% por conta da demanda nacional.

“Cresceu a demanda nacional por etanol e também tivemos o aumento da mistura de biodiesel ao óleo diesel. As indústrias mato-grossenses ganharam leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e estão fornecendo o produto para a ANP”, finaliza o presidente da Fiemt.

Ainda segundo os dados da pesquisa do IBGE, apesar do constante crescimento estadual, o desempenho da produção de Mato Grosso, no acumulado do ano, registrou queda de 2,9%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet