Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 26 de maio de 2020

Notícias / Geral

As lições essenciais do poker para qualquer empreendedor

da Assessoria

01 Abr 2020 - 14:52

Foto: Pxfuel/Creative Commons Zero - CC0

“Disciplina e aprender a melhorar o próprio negócio são habilidades integrais para o sucesso de qualquer empreendimento

“Disciplina e aprender a melhorar o próprio negócio são habilidades integrais para o sucesso de qualquer empreendimento"

Administrar um negócio é uma das tarefas mais difíceis mas, ao mesmo tempo, recompensadoras que existem. Um único passo em falso pode arruinar meses de trabalho e os empreendedores precisam analisar situações e tomar decisões racionais, assumir a quantidade certa de riscos e estar preparados para aproveitar ao máximo todas as oportunidades que se apresentarem.

Todas essas características podem ser aprendidas e desenvolvidas com o poker, um esporte mental que, assim como os tradicionais xadrez e go, representa um sistema de informações incompletas e proporciona oportunidades excelentes para treinar diversas habilidades essenciais para qualquer empreendedor.

Hoje o poker já é uma das principais modalidades esportivas nacionais, com mais de 10 milhões de entusiastas e uma forte comunidade ao vivo e online. As melhores formas de internalizar as lições abaixo são disputar partidas com esses jogadores ou ler os melhores livros de estratégia disponíveis.

Disciplina é a chave do sucesso em qualquer área da vida

A disciplina é dos princípios básicos do sucesso no poker e nos negócios – especialmente a autodisciplina, que nada mais é do que a capacidade de disciplinar a si mesmo para alcançar objetivos. Afinal, não haverá um chefe te cobrando: você é seu próprio chefe.

A autodisciplina é crucial para estabelecer uma meta e trabalhar com ela com total determinação, sendo imprescindível acompanhar o desempenho regularmente para identificar limites e descobrir possíveis áreas que podem ser melhoradas.

Se no poker isso significa praticar de forma constante por meses a fim de melhorar as habilidades, nos negócios a autodisciplina significa sempre fazer o possível para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos, incluindo estar sempre a par de novidades gerenciais ou tecnológicas que possam tornar o empreendimento mais eficiente, como o uso da ciência de dados para ganhos relevantes de produtividade.

Resiliência para não desistir até alcançar o objetivo

Se disciplina é a capacidade de se manter focado, resiliência pode ser entendida como a capacidade de não desistir em face de adversidades. Assim como a disciplina, a resiliência é uma característica que precisa ser exercida de maneira constante e poucas oportunidades são melhores para desenvolver essa habilidade que um torneio de poker.

Tudo sobre uma competição ensina resistência e como lidar com a pressão. Cada um desses torneios começa com grandes grupos de competidores e após várias horas ou dias de jogo, quase todos são eliminados até que sobre apenas um grande campeão.
No mesmo sentido, centenas ou de empresas são fundadas todos os dias. De todas elas, as únicas que obtêm sucesso são aquelas administradas por empreendedores que estão dispostos a trabalhar com afinco por meses em condições adversas até que a empresa finalmente comece a gerar lucro real.


“Tanto no poker quanto nos negócios, é essencial saber lidar com imprevistos para se reerguer” (Photo by Piqsels/Creative Commons Zero - CC0)

Aprender a perder e se reerguer

Outro grande ensinamento do poker é que, mesmo com as melhores cartas, ainda é possível perder uma rodada. Por outro lado, um competidor habilidoso pode vencer mesmo se tiver as cartas mais fracas.

Por ser um sistema de informações incompletas em sua modalidade mais popular, o Texas Hold’em, o poker é uma modalidade que depende de habilidades, conhecimentos e muita experiência do competidor para que ele consiga se preparar para lidar com qualquer situação adversa.

O mesmo pode ser dito sobre os negócios. Apesar de ajudarem qualquer empresa a crescer, grandes investimentos, planejamento cuidadoso e os melhores profissionais do mercado não garantem o sucesso e diversos imprevistos podem acontecer.

Por isso, assim como no poker, um empreendedor que queira obter sucesso na sua empreitada sempre precisa ter um planejamento flexível que seja capaz de ajudar a solucionar as inúmeras questões que aparecerem.

Saber lidar com indivíduos para extrair o melhor das suas capacidades

Finalmente, a última lição essencial que o poker pode ensinar para qualquer empreendedor diz respeito a capacidade de ler as pessoas, uma habilidade integral para desenvolver a importante e famosa inteligência emocional.

Ao longo dos anos, os profissionais de poker desenvolvem a capacidade de ler “tells” (deixas) de oponentes, que é como são chamados os pequenos tiques, movimentos e expressões que revelam a força de suas mãos e permitem fazer a jogada certa dependendo do que foi revelado.

No mundo empresarial, não é necessário saber ler as pessoas na mesma velocidade, mas esse tipo de habilidade de leitura emocional é muito útil para perceber padrões de comportamento e entender como os funcionários reagirão a determinadas ações, tarefas e situações.

Após analisar as emoções durante algum tempo e entender como cada indivíduo reage a determinado estímulo ou situação, é possível lidar melhor de forma personalizada com cada um deles para extrair o melhor das suas capacidades – que é uma das funções essenciais para qualquer bom gestor ou empreendedor.
Sitevip Internet