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Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

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Afinal, quanto vale um lead?

Guilherme Camargo

07 Ago 2020 - 11:00

Foto: Reprodução

Afinal, quanto vale um lead?
Lead é um contato comercial para ser trabalhado dentro do seu processo de vendas. Se este Lead se interessar pelo o que você vende, ele se torna uma oportunidade. Antes de definir o custo por lead, também conhecido como valor de CPL, é importante ter em mente que, nem todos os visitantes são convertidos em leads.

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​Ciente desta condição, é necessário dividir os custos da divulgação, ou seja, todos os valores para a manter a estratégia rodando, pelo total de cadastrados, assim é possível alcançar o valor convertido.

Com a informação deste valor de CPL, é praticável uma metodologia para focar de maneira objetiva os esforços da campanha, seja para aumentar o número de leads ou controlar os custos da estratégia.

Por exemplo, se uma estratégia possui um conteúdo mais eficiente na conversão de leads, os esforços maiores devem focar nesta linha de divulgação, enquanto as demais ofertas que convertem números menores, devem contar com esforços reduzidos.

Confira um exemplo prático para elucidar suas maiores dúvidas:

Uma empresa investiu o total de R$ 2.000 em AdWords, e obteve o retorno de 150 leads a convertido de 1.200 cliques. Logo, esta estratégia necessita de 8 cliques para converter cada lead (1.200 dividido por 150), portanto, cada lead convertido nesta campanha, custa efetivamente o valor de R$ 13,28 para a empresa (8 cliques x CPC médio). Então chegamos ao valor de CPL = R$ 13,28.

Agora, a métrica de um valor de CPL ideal depende de uma série de fatores, como, por exemplo, o valor do produto ou serviço ofertado. Enquanto para uma pizzaria o valor de CPL de R$ 1,00 é aceitável e próximo ao seu limite, uma empreiteira costuma achar o valor de CPL de R$ 100,00 extremamente barato.

Além do valor do produto ou serviço, a segmentação e concorrência também devem ser considerados, já que, quanto mais segmentado o público e mais competitivo o mercado, maior o valor de CPL.

Uma dica simples é avaliar o ROI (retorno sobre o investimento) e considerar o quanto você pode pagar por um lead, para que este ainda seja considerado lucrativo e então realize o seu investimento com essa premissa.

Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele escreve duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragram, onde são realizadas postagens diárias.
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