Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Emprego

Em meio à pandemia

Investimento em obras de infraestrutura gera mais de 4 mil empregos diretos em MT

Foto: Assessoria

Investimento em obras de infraestrutura gera mais de 4 mil empregos diretos em MT
Levantamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) mostrou que o investimento em mais de 100 obras de infraestrutura iniciadas e retomadas em todas as regiões de Mato Grosso desde 2019 gerou um total de 4.095 empregos diretos, por parte do Governo de Mato Grosso.

Leia mais:
Assaí Atacadista abre 295 vagas de emprego em diversas áreas
 
“Além de melhorar a qualidade de vida e de locomoção dos mato-grossenses, essas obras têm ajudado na logística para o transporte da produção da agricultura familiar e do agronegócio, além de empregar milhares de pessoas. Em um momento de pandemia, a criação de empregos é uma das políticas públicas mais importantes para a população”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Os postos de trabalho, segundo a Sinfra, foram criados nas diversas modalidades das 107 obras, desde a parte de restauração, pavimentação, construção de pontes, passando pelo gerenciamento, gerenciamento ambiental e supervisão.

 “Essa demanda de obras faz com que as construtoras e outras empresas envolvidas busquem mão-de-obra, gerando empregos. E aí precisam comprar cimento, tijolo, prego, estruturas. Consomem combustível. Pagam impostos que são revertidos em serviços para a população. Os trabalhadores recebem o dinheiro e usam no comércio e nos serviços da região onde a obra está sendo tocada. É um efeito cascata que traz inúmeros resultados positivos”, reforçou o chefe do Executivo.

O levantamento da Sinfra mostrou que há uma ampla criação de novos postos de trabalho em todas as obras tocadas não só pelas empresas privadas, mas também pelas associações de produtores.

A pavimentação do trecho da MT-140 entre Nova Brasilândia e Planalto da Serra, por exemplo, gerou 208 novos empregos para atender a demanda. Outros 136 novos postos de trabalho foram criados para dar cabo às obras de manutenção e pavimentação da MT-343 entre Cáceres e Porto Estrela até o entroncamento da MT-246, em Barra do Bugres.

Mesmo em meio à pandemia, Mato Grosso figura em 1º lugar como o estado que mais criou empregos em junho deste ano, conforme o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com 6.790 novos postos de trabalho.

“Isso demonstra que o Estado de Mato Grosso está enfrentando os desafios com determinação e mostrando a todos que, quando se tem uma direção, é possível atingir aquilo que foi determinado, gerando empregos e satisfação a toda a população que, no fundo, são as mais beneficiadas”, avaliou o secretário da Sinfra, Marcelo Oliveira.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet