Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

DISTRITO DA GUIA

Nuvem de gafanhotos pode ser causada por desequilíbrio ambiental das queimadas

Foto: Ilustração / Estadão

Nuvem de gafanhotos pode ser causada por desequilíbrio ambiental das queimadas
Uma nuvem de gafanhotos causa prejuízos aos pequenos produtores da comunidade Quintas do Bandeira, no Distrito da Guia em Cuiabá, há algumas semanas. A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico esteve com uma equipe técnica na região, nesta quarta-feira (9), para orientar os trabalhadores locais sobre a insurgência, que pode ter sido motivada por desequilíbrio ambiental decorrente das queimadas no período de estiagem. 

Leia mais:
Infestação de gafanhotos devasta árvores em propriedades no Lago do Manso; fotos e vídeos

Os animais, que são herbívoros, se alimentam das folhas e frutos dos cajueiros e mangueiras. A nuvem prejudica a produção de frutos que são a matéria prima para os doces da região. Quanto ao prejuízo financeiro, a Pasta asseverou que está sendo realizado levantamento para averiguar a necessidade de cada produtor e com isso, um possível auxílio àqueles que for identificada demanda.

Ainda segundo esclarecimento da Secretaria, a espécie de gafanhoto encontrada na região é a Tropidacris Collaris e é diferente da espécie que causou problemas na Argentina, a Schistocerca cancellata. A Tropidacris Collaris apresenta grande tamanho, com comprimento variando de 50 mm a 70 mm para o macho e, 85 mm a 105 mm para a fêmea.

A equipe trabalha em plano de ação direcionado a cada tipo de cultivo e área afetada pelos gafanhotos. O objetivo é também minimizar os impactos ambientais causados pelo uso de inseticidas, evitando a contaminação do solo, da fauna e da população local.

O trabalho de orientação aos produtores está sendo executado em conjunto com a superintendência em Cuiabá do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também com o instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT).

Veja vídeo dos gafanhotos na região: 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet