Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Dia Internacional das Florestas

Programa da Sinop Energia refloresta área equivalente a cerca de 250 campos de futebol em MT

Foto: Reprodução

Programa da Sinop Energia refloresta área equivalente a cerca de 250 campos de futebol em MT
Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, que acontece neste domingo (21), a Sinop Energia celebra a data com a marca de 150 mil mudas plantadas apenas nos primeiros quatro meses do programa de reflorestamento da empresa. Com esse número, o programa, que tem o objetivo de recuperar a vegetação de áreas no entorno do reservatório da Usina, reflorestou uma área de cerca de 250 hectares, correspondente a cerca de 250 campos de futebol. O objetivo principal da iniciativa é recuperar um total de 3 mil hectares da Área de Preservação Permanente (APP), localizada nas proximidades da usina, durante os próximos 10 anos. 

Leia também:
Governo anuncia investimento de R$ 73 mi no Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Incêndios de 2021


A inciativa faz parte dos trabalhos do Plano Básico Ambiental (PBA) da Sinop Energia, que foram iniciados em julho de 2020. Àquela época, foi realizada visitação nas casas das famílias vizinhas à primeira área de intervenção, para a autorização, definição de corredor de acesso dos animais à água e construção das cercas.  As ações também contam com a colaboração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que identificou as áreas, bem como realizou as proposições técnicas de como plantar e fazer a manutenção para a recuperação. 
 
Para André Vasques, Gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, as atividades do programa são importantes para fomentar que a população local integre a iniciativa da empresa com seus próprios conhecimentos. "Esse ano atuamos em áreas de assentamento do INCRA, no chamado Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Contratamos 20 moradores, que também trabalham nos sítios da região, para colaborar na implementação do projeto. Dessa forma, a companhia aplicou o conhecimento deles sobre a fauna e a flora locais, e contribuiu gerando renda com trabalho", conta.  

O plantio das mudas começaram efetivamente a fazer parte das atividades do PBA em novembro de 2020 e se encerram este mês, ao longo do chamado período úmido. Nesse intervalo, foi realizado o preparo do solo, a retirada dos fatores de modificação das características originais da flora local e a colocação das plantas provenientes do viveiro de mudas da usina. 

Entre as espécies plantadas estão sementes endêmicas e raras, cujas sementes foram coletadas durante o período de supressão vegetal para a implantação da usina. As principais plantas são frutíferas, medicinais e com potencial silvicultural, como Cajueiro, Guarantã, Ipês, Copaíba, Sucupira, Champagne, Jatobá, Jutaí-mirim, Ingá-mirim, Mamoninha-do-mato, Mandiocão e Angelim, entre outras. 

"Além das áreas que ganharão as mudas do nosso viveiro nos períodos de chuvas pelos próximos 10 anos, a Sinop Energia também realiza a conservação de mais de 11 mil hectares de florestas nativas. Nosso compromisso é com o meio ambiente, trabalhando intensamente para preservar a vegetação local e contribuir com um cenário cada vez mais verde e uma fauna cada vez mais rica na região onde a nossa usina está inserida", finaliza Vasques.  

(Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet