Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Indústria

ciclo de desenvolvimento

Prefeitura já projeta industrialização de Cuiabá com a implantação de terminal ferroviário

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura já projeta industrialização de Cuiabá com a implantação de terminal ferroviário
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, afirmou que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro já possui projetos para a industrialização da capital com a implantação do terminal ferroviário. Vuolo disse que na capital o foco serão as cargas gerais (produtos industrializados) e que por sua posição estratégica e outras ações da Prefeitura, muitas indústrias devem ser atraídas para cá.
 
Leia mais:
Emanuelzinho comemora expansão de ferrovia ao lado de membros do TCU; trilhos devem chegar em Cuiabá
 
No último mês de março a Rumo Logística anunciou de forma oficial a extensão dos trilhos da Ferrovia Senador Vuolo em Mato Grosso. O projeto é que a ferrovia saia de Rondonópolis e vá até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá. Segundo o secretário Francisco Vuolo, a vinda deste eixo para Cuiabá garantirá a inserção da capital dentro de um novo ciclo de desenvolvimento
 
“O prefeito me colocou nesta pasta justamente para eu ter essa legitimidade de poder desenhar um planejamento de Cuiabá junto com o IPDU, junto com a Secretaria de Planejamento, junto com os conselhos, já pensando a implantação daquilo que será em breve anunciado, que é o terminal ferroviário aqui na capital, e que com certeza também representará uma integração de ações para fortalecer um eixo voltado para a transformação, que é o eixo da indústria, comércio com produtos processados aqui, que é o que a ferrovia irá implementar”.
 
De acordo com o secretário, diferente de outras regiões como Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia e Água Boa, o modal ferroviário em Cuiabá terá um viés mais voltado para cargas gerais, ao invés de commodities, como ocorre nestas outras regiões do Estado.
 
“Nós teremos mais indústrias, teremos geração de emprego, teremos valorização de área, que temos Cuiabá em sua posição estratégica, associado à abundância de energia que nós temos, temos aqui o Manso, temos gasoduto, temos termoelétrica, associado a um ponto seco, temos estação aduaneira aqui no Distrito Industrial, onde se pode importar e exportar pelo distrito, associado às principais faculdades e universidades, que forma uma mão de obra qualificada que vai ser absorvida pelas indústrias que virão para cá, empresas que vão crescer aqui dentro”, disse.
 
Com a vinda da indústria Cuiabá deve iniciar um novo processo de transformação. Além da posição estratégica, o secretário afirma que a Prefeitura já está elaborando outros projetos para tornar a capital do Estado mais atraente.
 
“Assim que tivermos anúncios de empreendimentos maiores como esse da ferrovia, nós já vamos lançar um programa específico de incentivos fiscais, uma readequação dentro do Pró Cuiabá, para que as empresas estejam muito mais atraídas para se instalarem aqui, gerando emprego para a população”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet