Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

tendência mundial

Luz, água e adubo: Como fazer uma horta urbana em casa ou apartamento? Confira dicas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Alface é um tipo de cultura que pode ser plantada em quintas de casas.

Alface é um tipo de cultura que pode ser plantada em quintas de casas.

Os benefícios ofertados por uma horta urbana — como é chamado o processo de cultivo de alimentos feito em casa — são diversos. Além da segurança da procedência do alimento que está sendo ingerido, o morador tem a possibilidade de realizar a prática de uma alimentação saudável e orgânica, livre de agrotóxicos. De acordo com o estudo "Estado do Mundo - Inovações que nutrem o planeta" do instituto de pesquisas ambientais Worldwatch Institute (WWI), aproximadamente 20% dos alimentos consumidos no mundo são produzidos em hortas urbanas.  

Leia também:
Governo federal já recebeu 11 pedidos para construção de ferrovias em MT e ultrapassa R$ 44 bi em investimentos projetados

“Você tem alimentação de qualidade, você está alimentando a sua família, você está economizando dinheiro e [ainda tem a possibilidade de] vender o excedente. É melhor para o meio ambiente”, explica Manoel Roque da Costa, engenheiro agrônomo responsável pela vitrine ecológica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) instalada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. 

No espaço, que doa cerca de 24 caixas de verdura, por semana, para o Hospital do Câncer de Mato Grosso, qualquer pessoa pode buscar informações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente, entre outras questões que envolvam o plantio de hortas urbanas. “O objetivo é demonstrar que é possível diversificar culturas, aumentar a renda e preservar o meio ambiente”, diz o engenheiro. 

Para entender as etapas importantes para aqueles que têm interesse em se tornarem adeptos de hortas urbanas, a reportagem visitou a vitrine ecológica e conversou com Roque. Ao Agro Olhar, o engenheiro explicou a importância de cada processo no cultivo de cada cultura, assim como as diferenças aplicadas nas hortas instaladas em casas e apartamentos. 
 
Hortas urbanas instaladas em quintais de casa podem abrigar o plantio de couve. (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Confira abaixo as principais dicas para o plantio de hortas urbanas: 

Escolhendo o tipo de horta

De acordo com Manoel, para cada tipo de habitação um tipo de horta urbana é recomendado. Em casas com quintal, o morador pode utilizar uma parte do terreno para fazer a horta. Em apartamentos, por sua vez, o morador pode utilizar vasos e garrafas pets para o plantio de mudas. Isto por conta do espaço pequeno das varandas da maioria dos apartamentos.
 
Iluminação

Um ponto importante a se observar, seja em hortas urbanas de apartamentos ou casas, é a necessidade que as plantas têm de água e luz solar. Segundo explica o engenheiro agrônomo, antes de tudo, é necessário verificar se o local onde será instalada a horta tem incidência de luz solar por pelo menos quatro horas por dia. 

Adubando a horta 

O processo de adubação da terra, também conhecido como o processo onde se enriquece o solo com nutrientes, é outro aspecto fundamental para o crescimento saudável das plantas em uma horta. Manoel explica que este processo pode ser feito de diversas maneiras, seja com esterco bovino ou de frango. O de frango, ele conta, é o mais rico em nutrientes. A terra utilizada para a composição da horta, deve ser preta. Este tipo é ideal para a manutenção e cultivo de plantas, além de ser rica em nutrientes. 
Cebolinha é um tipo de cultura que pode ser plantada tanto em hortas urbanas instaladas em casas quanto em apartamentos. (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Escolhendo o que plantar

O engenheiro conta que em hortas de apartamentos, é recomendável que o morador plante temperos, como por exemplo cheiro verde, cebolinha, salsa e coentro. Já nas hortas feitas em quintais de casas, o morador pode, além destes, plantar também alface, couve, rúcula e almeirão, uma vez que o espaço para o crescimento das mudas é maior neste ambiente. 

Como plantar

O processo de plantio, conforme explica o engenheiro agrônomo, pode se dar de duas formas. Uma delas é feita com as sementes, onde cada espécie de planta respeita um tipo de plantio. Outro método, mais prático e preferível para hortas urbanas, é também a reutilização das raízes das espécies, inclusive daquelas que se compram em mercados. 

“Muito mais prático e barato comprar a muda já feita. [Porque se você] vai fazer mudinha de alface, sementinha de alface é muito pequena, dá muito trabalho. Comprando a muda é só chegar e plantar. [Por exemplo], você compra uma rúcula, você tira com raiz tudo, pode cortar que dá outra vez. Comprado no mercado, vem com raiz. [É só] cortar a folha e deixar a raiz, a planta nasce de novo”, explica Manoel.  
Almeirão também pode ser plantado em hortas urbanas de casas e apartamentos. (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Como irrigar 

Manoel dá uma dica simples que pode contribuir para aqueles que têm dúvidas quanto a frequência de irrigação das plantas. Utilizando o dedo, o morador pode verificar se a terra está seca ou úmida e, com base nisso, saber se é o momento adequado para molhar as mudas. 

“Uma coisa bem prática, coloca um dedo, se estiver seca, você rega, se estiver úmida, não precisa ainda”, explica Manoel. 

Mais informações  

Quem tiver dúvidas e quiser mais informações sobre hortas urbanas pode procurar o engenheiro agronômo Manoel Roque da Costa na vitrine ecológica da Empaer, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O atendimento é feito das 5h às 9h30 e das 16h às 18h.

No local, o visitante pode conhecer a dinâmica de plantio e colheita, além de poder solicitar uma visita técnica para a análise de solo no seu terreno. "Nós estamos empenhados em abraçar essa causa. Nosso objetivo é esse, mostrar e trazer incentivo grande na agricultura urbana e periurbana”, declara Roque. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet