Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

1/3 da produção nacional

Energisa vai ampliar potência energética para acompanhar crescimento da produção agrícola em MT

Foto: Energisa

Energisa vai ampliar potência energética para acompanhar crescimento da produção agrícola em MT
Levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou uma produção de 268,2 milhões de toneladas de grãos, a maior parte soja, no país todo neste ano. Desse total, Mato Grosso deve corresponder a quase 30% do total. Nesse cenário, a Energisa tem trabalhado para acompanhar o crescimento econômico do estado e aumentar a potência energética do oeste-norte mato-grossense.  

Leia também:
Estudante de MT que mora na Ucrânia dormiu em lan house e quase perdeu amigo em ataque com míssil

De acordo com a assessoria da concessionária, para atender a demanda por distribuição de energia, grupos de trabalho da Energisa estão desenvolvendo, dentro do planejamento de investimento da companhia, um mapa de calor para crescimento econômico.
 
Ainda conforme a empresa, o trabalho é feito a partir do diálogo com as Prefeituras e Governo do Estado, assim como conversas com empresas que estão traçando a criação de novos empreendimentos. A previsão é que sejam investidos mais de R$ 150 milhões em todas as regionais para que as redes suportem o crescimento da demanda de energia de forma planejada e estável.

“A gente está inserido na região que é a maior produtora rural do país. E o agronegócio tem um papel de extrema importância na nossa economia, gerando empregos no estado. Para que tenha o crescimento de negócios agrícolas, é preciso energia. Por isso, a gente investe nessas regiões”, afirma José Nelson Quadrado Junior, gerente de operações da Energisa em Mato Grosso.

No eixo agrícola do oeste-norte do estado, a Energisa vai investir quase R$ 33 milhões para aumentar a potência de subestações em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Diamantino. Em Sinop e Sorriso, que já tiveram obras em subestações, estão sendo instalados componentes para blindar a rede. “São equipamentos que nos auxiliam na hora de fazer intervenções para manutenção até mesmo sem o desligamento da energia, evitando que clientes fiquem sem luz”, destacou o gerente.

Segundo a Energisa, outra preocupação são as obras da Ferronorte. A ferrovia vai cortar o estado com a promessa de melhorar o escoamento da safra. A concessionária já está em contato com a empresa responsável pelo projeto para garantir os recursos de infraestrutura para a construção.

Para Neurilan Fraga, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, “a economia de Mato Grosso se destaca como uma das mais fortes do país. Impulsionado pelo agronegócio, o estado apresenta números muito positivos, que se traduzem em desenvolvimento, contas equilibradas e maior capacidade de atrair investimentos”, disse. 

A pesquisa 

O quinto Levantamento da Safra de Grãos feito pela Conab apontou uma nova megaprodução para o país neste ano. Serão 268,2 milhões de toneladas, a maior parte soja. Dentre as regiões produtoras, Mato Grosso se destaca com quase 30% do total.

O desempenho consolida novamente previsões para o estado, que deve produzir, sozinho, até 2030 127,71 milhões de toneladas de grãos e carne bovina, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). 

Hoje Mato Grosso possui 75% da produção física e industrial ligada ao agronegócio, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Para Pedro Máximo, coordenador do Observatório da Indústria da FIEMT, o fortalecimento do agro também significa, o crescimento de todo setor industrial mato-grossense.

“O estado de Mato Grosso tem uma particularidade muito importante que a sua matriz industrial está amplamente conectada com a produção agrícola. É um setor agro pujante, puxa a indústria do estado junto”, afirma Pedro Máximo. O coordenador também explica que dentro do setor estão inclusos a produção de Etanol e biocombustíveis, adubos e fertilizantes, além de alimentos, como frigorífico.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet