Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

De soja a milho pipoca

Com diversidade agrícola, Campo Novo da Parecis tem se destacado no cenário do agronegócio em MT

Foto: Assessoria / Parecis SuperAgro 2022

Com diversidade agrícola, Campo Novo da Parecis tem se destacado no cenário do agronegócio em MT
Com milhares de hectares cultivados com soja, milho, algodão, cana de açúcar, milho, pipoca, girassol e feijão, Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá) tem se destacado no cenário da agricultura em Mato Grosso. A cidade é sede da Parecis SuperAgro, uma das principais feiras de tecnologia e negócios do setor agrícola mato-grossense, que acontece neste mês. 

Leia também:
Conselheiros da Aprosoja desconversam sobre investimento em atos antidemocráticos e apontam irregularidades em 72% dos contratos

De acordo com a assessoria do evento, a diversificação agrícola é marca registrada do município da região Noroeste mato-grossense. Com uma área total de 944,8 mil hectares, a cidade preserva 60% das terras, mesma média de área preservada no estado de Mato Grosso. 

São mais de 380 mil hectares cultivados com soja, o que representa 3,47% da área total do estado (10,92 milhões de hectares), conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O milho de segunda safra (plantado na mesma área, após a safra de soja) ocupa mais de 250 mil hectares, ou 3,98% do total cultivado em Mato Grosso, que é de 6,28 milhões de hectares. 

O algodão também é destaque, com 120 mil hectares (10,61% da área total estadual de 1,13 mil hectares). Há, ainda, o cultivo de milho pipoca, que destaca o município a nível nacional como o maior produtor do grão. 

Nesta safra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ser cultivados 29.650 hectares de milho pipoca. Outras culturas que merecem registro são o girassol, com 19,7 mil hectares, e a cana-de-açúcar, com 32 mil hectares. 

Nesse cenário, a Parecis SuperAgro explica que a grande oferta de grãos também é um incentivo também para as atividades pecuárias, pois significa disponibilidade de matéria-prima para ração animal. Campo Novo do Parecis, de acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  soma 103.155 bovinos, 2.731 ovinos e 1.207 suínos. 

Polo regional 

Ainda conforme a organização do evento, a produção agrícola faz com que a população de Campo Novo do Parecis seja intimamente ligada ao campo, pois gera emprego e renda para cerca de 45 mil moradores do município, que tem apenas 33 anos de fundação. 

Segundo a Parecis SuperAgro, atualmente, muitos moradores de cidades vizinhas procuram Campo Novo para realizar negócios, estudar ou utilizar a rede de comércio e serviços. A busca, segundo a feira, concede ao município o status de polo regional.

Sobre a Parecis SuperAgro

Considerada uma das principais feiras de tecnologia e negócios do agro mato-grossense, a Parecis SuperAgro 2022 deve acontecer entre 29 de março e 1º de abril, em Campo Novo do Parecis. Com programação focada em inovação e sucessão na gestão rural, o evento mantém a projeção de reunir uma média diária de 5 mil pessoas no parque de exposições Odenir Ortolan.

“Atualizamos nossa programação, adequando as atrações para o contexto político e econômico que temos hoje e estamos prontos para receber os visitantes de forma segura”, observa o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet. O sindicato é quem promove a feira agrícola, que mantém o formato de palestras técnicas, vitrine de produtos e serviços e leilões de gado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet