Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

DEFESA AGRÍCOLA

Vazio sanitário da soja em MT começa nesta quarta e segue até 15 de setembro

Foto: Foto: Marco Lucini

Vazio sanitário da soja em MT começa nesta quarta e segue até 15 de setembro
O período de proibição da presença de plantas vivas de soja e só cultivo da cultura em Mato Grosso, chamado de vazio sanitário, começa nesta quarta-feira (15), e segue até pó dia 15 de setembro. A medida é uma estratégia de manejo da doença para o controle da ferrugem asiática da soja.  

Leia mais:
Aprosoja-MT recebe Selo Carbono Neutro do Governo MT por ações de sustentabilidade

A gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech, afirmou que esse período é importante para o setor, uma vez que 90 dias são suficientes para evitar a contaminação e proteger as lavouras da ferrugem asiática, doença que tem um alto índice de danos.

"O período do vazio é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja e ela tem como objetivo reduzir a sobrevivência do fungo causador da doença no período da entressafra", explicou Jerusa.

Quem desrespeitar o período pode ser autuado e/ou multado. A multa para quem descumprir a medida é de 30 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) mais 2 UPFs por hectare de planta não eliminada.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet