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Segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Notícias | Agronegócio

1º em crescimento do agro

MT registra aumento na abertura de novas empresas; Estado poderá ser responsável por 28,8% da produção nacional de grãos

Foto: Assessoria

À esquerda, Ricardo José de Mello e à direita Cristhiane Athayde

À esquerda, Ricardo José de Mello e à direita Cristhiane Athayde

Mato Grosso fica em 1º lugar no ranking nacional em crescimento da indústria do agronegócio pelo segundo ano consecutivo. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estado registrou um aumento de 31,7% na abertura de novas empresas, com um incremento de 21,3% representando um segundo melhor desempenho da indústria.  Além disso, poderá ser responsável por 28,8% da produção nacional de safra de grãos, estimativa feita pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).


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Diante as informações, Cristhiane Athayde, empresária do segmento de registro de marcas e patentes no mercado brasileiro, afirma que pesar dos números exorbitantes, ainda há uma defasagem enorme no resguardo das propriedades, o que acende o “alerta para a proteção de marcas. Ela reforça também a importância das ações para o crescimento econômico.

“O registro é a única forma de proteger o nome legalmente de cópias praticadas por concorrentes. Além disso, garante que a marca do negócio seja daquela determinada empresa, uma forma de ganhar espaço no mercado ao avalizar direitos de propriedade de um lançamento de produto importante. O principal objetivo é assegurar o registro de marcas e patentes, dessa forma tornando exclusivas e únicas nos respectivos ramos de atuação.
Vale ressaltar que dos empresários consolidados aos novos empreendedores de todos os segmentos, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o “INPI” que possui o processo correto para todos os registros de marcas, patentes, produtos, softwares e demais situações a serem resguardadas, “pontou a empresária.

Cristhiane também declara que as marcas registradas elevam o potencial de confiança e atratividade nos consumidores uma vez que o selo atesta que sua operação tem procedência e zelo interno e externo.

“A   marca do empreendimento além de estar entre os mais importantes patrimônios, é também a sua identidade, essencial em todos os ramos do comércio. Ela certifica e mostra com o que a empresa trabalha, produtos e serviços que fornece, certificando suas conformidades, diferenciando-a de outras empresas. Recentemente alteramos o nome da empresa, visando trazer uma logo diferente ao mercado e aos nossos clientes, ou seja, estamos em constante evolução e essa troca de marca traz inovação e tecnologia. Com a logo e um novo nome sentimos a necessidade de registrar, visando proteger legalmente e pensando no direito de uso exclusivo, afim de evitar possíveis cópias, ganhar espaço no mercado cada vez mais e consolidar a marca nova”, explica o gerente de empresa do agronegócio do município de Sinop, Ricardo José de Mello, ao exemplificar sobre o cuidado que o mercado deve ter e prever na abertura de qualquer negócio.
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