Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Emprego

Saldos positivos

Lucas do Rio Verde é a 4ª cidade que mais gera empregos no Brasil; primeira em MT

Foto: Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde/ Anderson Lippi

Lucas do Rio Verde é a 4ª cidade que mais gera empregos no Brasil; primeira em MT
Lucas do Rio Verde é a 4º cidade que mais gera empregos no Brasil, relativos aos municípios com até 80 mil habitantes, ficando atrás somente de Itapema (SC), Lençóis Paulista (SP) e Cristalina (GO). Em MT, o município luverdense lidera, seguido das cidades de Barra do Garças e Primavera do Leste. Os dados foram computados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Leia também 
Gilberto rebate Emanuel e reforça desafio: 'me aponte um hospital do Estado que está faltando medicamento'


Segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine), 1.546 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho por intermédio do departamento em 2022 na cidade mato-grossense. De acordo com o Caged, o município teve 22.021 admissões e 19.572 desligamentos, gerando assim um saldo positivo de 2.449 na geração de empregos.

O saldo foi de 267.791 na região Centro-Oeste, enquanto no estado de Mato Grosso foi de 65.890. O saldo de empregos é quando o número de admissões supera o número de desligamentos no período avaliado.

Conforme mostra o painel da Caged, o maior setor de crescimento nas contratações foi de construção, seguido pelo de serviços, comércio, agropecuária e indústria em Lucas do Rio Verde. Já no estado, o setor de serviços lidera o crescimento, seguido comércio, construção, agropecuária e indústria.

“Nos últimos meses do ano, notamos uma queda na geração de empregos, bem diferente dos anos anteriores. Acreditamos que isso foi causado também por conta do cenário político no país. Mas, apesar disso, ainda somos a primeira cidade do estado em geração de emprego e o cenário deve melhorar. Esse ano, além das novas indústrias que já vão se instalar no município, também entregaremos uma nova área do Espaço do Empreender (Industrial VI), destinada às empresas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. 

Sobre o SINE

O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera. Além disso, o Sine realiza o intermédio entre a vaga e o candidato, facilitando a seleção ao empregador.
O atendimento é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário.

Em Lucas do Rio Verde, o Sine está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e sexta-feira, das 7h às 13h.

Os candidatos devem apresentar documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho e levar também currículo atualizado. Estão sendo disponibilizadas 100 senhas por dia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet