Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

soja e milho

Aprosoja-MT conquista vitória para produtores com mudanças no Regime Especial de Exportação

Foto: Reprodução

Aprosoja-MT conquista vitória para produtores com mudanças no Regime Especial de Exportação
O Decreto 252, de 28 de abril de 2023, que altera as condições para obtenção de Regime Especial de Exportação – REE foi publicado pela Secretaria de Estado de Fazenda - Sefaz/MT. Essa era uma reivindicação antiga da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso e foi atendida pelo Governo do Estado. 

Leia mais
Governo estadual investe mais de R$ 30 milhões em recuperação da MT-060


Por meio da norma, a Secretaria simplifica requisitos formais para a escrituração fiscal das exportações, ampliando a transparência sobre estas operações e possibilitando que produtores de soja e milho possam acessar mecanismos de financiamento à exportação antes restritos às empresas comerciais exportadoras.

Na sistemática anterior, o produtor rural que quisesse se habilitar no REE, precisaria comprovar histórico de exportação ou apresentar recolhimento de ICMS no ano anterior ao pedido correspondente a 4.800 UPF, ou seja, quase R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais) – na cotação vigente da UPF, algo impraticável para todos os agropecuaristas cadastrados no regime de diferimento do imposto.

"A alteração atende a nossa demanda, há tempos temos buscado essa solução e chegou a ser apresentada ao Conselheiro Antônio Joaquim, do Tribunal de Contas (TCE-MT), que citou o pleito em seu voto, no âmbito da Auditoria sobre Receitas Estaduais, exatamente por entender que a nova sistemática aperfeiçoará o controle e a rastreabilidade das operações de exportação. Uma vitória a ser comemorada", destacou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

O presidente complementa que a Aprosoja-MT entende necessária a modernização de processos administrativos e fiscais no âmbito do Estado de Mato Grosso e a redução de burocracias tecnicamente injustificáveis, se mantendo propositiva no diálogo com o Poder Público para a busca contínua por um ambiente de negócios fluído, inclusivo e com adequado controle estatal.

As alterações entraram em vigor no dia 28 de abril e se aplicam aos processos de pedido de regime especial que se encontram pendentes de análise no âmbito da Sefaz/MT.

"Em nome dos seus mais de oito mil associados, a Aprosoja-MT agradece ao Governador Mauro Mendes por atender mais este pleito da entidade", concluiu o vice-presidente Lucas Costa Beber.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet