Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

MAIS DE 239 MIL SACAS

Levantamento aponta aumento de 5,1% na produção de café em Mato Grosso

Foto: Ednilson Santos Barbosa/ Flirck

Levantamento aponta aumento de 5,1% na produção de café em Mato Grosso
Levantamento do Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) disponibilizado na quinta-feira (18) apontou o aumento de  5,1% na produção de café em Mato Grosso para a safra de 2023. A expectativa é de que 239,5 mil sacas de café conilon sejam beneficiadas.


Leia também:
Aldeia indígena de MT produz café de alto padrão em parceria com Grupo 3 Corações


Conforme os dados disponibilizados, aproximadamente 11,190 mil hectares foram disponibilizados para a plantação de café, aumento de 1,2% em comparação ao ano passado, no qual a área de produção era de 11,052 mil hectares.

A expectativa é de que na safra de 2023, 239,5 mil sacas de café conilon sejam beneficiadas, sendo assim, 21,4 sacas por hectare.

Em 2022, cerca de 227,9 mil sacas de café foram beneficiadas, sendo 20,6 sacas por hectare. Segundo a Conab, o aumento na produção de café é decorrente do início da produção dos cafezais clonais inseridos em 2020.

Clima beneficia produção

Ainda conforme o levantamento, as condições climáticas a partir das primeiras floradas são benéficas à cultura, especialmente no fator de disponibilidade hídrica, já que houve boa incidência pluviométrica entre outubro de 2022 a março de 2023, com alguns períodos pontuais de estiagem que não comprometeram significativamente o desenvolvimento da cultura e acumulado hídrico adequado nos solos.

Com relação a temperatura do ar, a Conab informou que a amplitude térmica elevada interfere na fisiologia e manejo das plantas e no combate às pragas e doenças.

Porém, a expectativa é de que a safra tenha rendimentos maiores em comparação a 2022, tendo em vista que a cafeicultura em Mato Grosso ainda passa por um processo de mudança do seu sistema produtivo (Com Assessoria).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet