Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Energia

mercado fotovoltaico

Grupo Oeste Solar firma parceria com InterLigadas para inserir mulheres no segmento de energia solar

Foto: Reprodução

Grupo Oeste Solar firma parceria com InterLigadas para inserir mulheres no segmento de energia solar
O Park Solar do Grupo Oeste Solar, localizado na Estrada da Guia em Cuiabá (MT), recebeu as estudantes do curso de  Eletricista de Sistemas de Energia Fotovoltaica, programa de qualificação da SETEC/MEC, EnergIF, que tem como objetivo estimular a inserção das mulheres no mercado de trabalho de energias renováveis, por meio de cursos de curta duração, ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). 

Leia mais 
Feira do Empreendedor 2023 terá mais de 36 horas de programação com palestras, oficinas e exposição


A visita faz parte da ação InterLigadas, que visa reunir empresas, escolas e profissionais com a finalidade de congregar os diversos atores do setor para melhorar a inserção das mulheres no mercado de trabalho de energia solar, dessa forma, a medida fomentará a equidade de gênero no setor de energia até 2024 e busca alcançar a marca de 20% de mulheres egressas nos cursos de energias renováveis.

De acordo com Tiago Vianna, diretor do Grupo Oeste Solar, no qual fazem parte a Oeste Solar e Enersim – ambas as empresas são parceiras desta iniciativa. “A importância das mulheres no setor de renováveis é cada vez maior. Em um mercado relativamente novo, elas se destacam em cargos administrativos e agora devem ocupar espaços nas funções técnicas”.

“No Grupo Oeste Solar, a maioria dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, mas no canteiro de obras, a maioria são homens, número que com a formação técnica de novas profissionais, pode mudar com o tempo”, afirma Liliane Cerqueira, gestora de qualidade do Grupo Oeste Solar.

“A visão estratégica da Enersim e Oeste Solar é estimular o cenário de igualdade, com mão de obra especializada. E desta forma contribuir com as metas ESG (Social, Ambiental e de Governança), aplicada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nº 5 – Igualdade de Gênero, e consequentemente com o nº 1 – Erradicação da Pobreza, nº 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e nº 10 – Redução das Desigualdades”, complementa Tiago Vianna.

Oeste Solar

A Oeste Solar, empresa especializada em energias renováveis, possuí a certificação de qualidade internacional, a ISO 9001 e ABSOLAR AAA Instalador e ABSOLAR AAA Operador. Trata-se de selos de qualidade e garantia que regulamentam e certificam os processos de uma empresa e dos serviços e/ou produtos fornecidos aos clientes para que haja normas padronizadas em todos os procedimentos. 

 A empresa este localizada em Cuiabá, Mato Grosso, foi fundada em 2018, e é líder em capacidade instalada de geração fotovoltaica, em geração distribuída, sendo responsável por aproximadamente 30%, dos MW, instalados na capital, além disso, está também desenvolvendo mais 80 MW para Mato Grosso, para gerar cerca de 12 GWh por mês até dezembro de 2023 – de fonte fotovoltaica. 

Enersim

A Enersim trata-se de uma empresa de gestão em geração de energia compartilhada, quer seja fotovoltaica, hídrica, biomassa ou termoelétrica, e distribui para seus 4 mil associados, que se beneficiam da energia renovável produzida em outro lugar.

Além disso, não há cobrança de taxa de adesão, manutenção ou fidelização na contratação dos serviços. Como não há taxas de adicionais das bandeiras tarifárias, na conta de energia elétrica, é possível obter economia de até 20%, que atendem tanto pessoa física quanto jurídica em todo o estado.

Na prática, o consumidor que tem o custo médio de energia de R$ 2.000 mil por mês, com a adesão à Enersim, ele vai economizar aproximadamente R$ 322,00, todo mês, além da isenção na cobrança de bandeiras tarifárias.

O procedimento para aderir a Enersim é realizado digitalmente, sem custos de adesão ou de cancelamento. Basta fazer uma simulação no site da Enersim ou enviar a foto da última fatura de energia no WhatsApp: (65) 99356.5548 e ter em mãos os seguintes documentos:

Empresas: documentos pessoais (RG, CPF ou CNH) do administrador ou sócios, cartão CNPJ, contrato social, e ficha cadastral da Junta Comercial atualizada.

Pessoa física: documentos pessoais RG, CPF ou CNH), última fatura da concessionária de energia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet