Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

SISTEMA AUTOMATIZADO

Extração de ouro nas mineradoras da Fomentas Mining Company é 100% realizada sem uso de mercúrio

Foto: Assessoria

Extração de ouro nas mineradoras da Fomentas Mining Company é 100% realizada sem uso de mercúrio
A extração do ouro sem a utilização de mercúrio é uma realidade nas plantas mineradoras que integram a Fomentas Mining Company, desde julho de 2022. De acordo com o CEO da Fomentas, Valdinei Mauro de Souza, isso foi possível por meio da implantação e instalação do Reator de Lixiviação InLine  (ILR), um sistema de lixiviação automatizado de alto desempenho projetado para recuperar ouro de concentrados. 

Leia também:
Mato Grosso gerou mais de 57 mil novos empregos no acumulado do ano

Além disso, o sistema é conhecido por suas altas taxas de recuperação do minério. Nesse processo, utiliza-se o cianeto para extrair o ouro e nada vai parar no meio ambiente, uma vez que o cianeto é reutilizado e quando não dá para mais ser reaproveitado ele é destruído.

“Somos os primeiros da baixada cuiabana a eliminar o mercúrio do processo de extração do ouro, demonstrando nossa responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. Um grande investimento em tecnologia e já caminhamos para o segundo ano sem colocar uma grama sequer de mercúrio em nossas operações”, destacou Valdinei Mauro.

Dentre os principais benefícios estão: alta recuperação do minério que pode chegar a 98%, uma vez que ouro fino é capturado dentro do sistema e lixiviado; alta segurança pois os operadores não lidam com os concentrados de ouro, já que o manuseio de produtos químicos do ILR é automatizado e importantes parâmetros de lixiviação são controlados eletronicamente. Facilidade na instalação também é uma vantagem, pois o sistema completo pode ser adaptado a qualquer circuito sem os problemas de alta adição de água, peneiramento e altura da cabeça, podendo sentar-se ao lado da Planta de Beneficiamento, e devolverá o rejeito ao circuito. Além da preservação ao meio ambiente, já que nada é descartado na natureza.
 
Laboratório de Processo

A Fomentas Mining Company implantou ainda um Laboratório de Processo para desenvolver os procedimentos operacionais do novo método de extração e operacionalizar o sistema ILR, bem como treinar a equipe do setor.
O laboratório é de suma importância para os ajustes operacionais, como Consumo de Reagentes, Tempo de Lixiviação, Tempo de Eletrodeposição, Saturação da Solução, Monitoramento de Contaminantes no Circuito e Descarte dos Rejeitos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet