Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Indústria

CRESCIMENTO DE 5,2%

Mato Grosso impulsiona crescimento industrial em 2023: Biocombustíveis e alimentos lideram

Foto: Reprodução

Mato Grosso impulsiona crescimento industrial em 2023: Biocombustíveis e alimentos lideram
No fechamento de 2023, Mato Grosso celebra um notável crescimento de 5,2% em sua produção industrial, elevando-o para a quinta posição no ranking nacional. Os setores de biocombustíveis e alimentos destacam-se nesse desempenho, superando a média estadual e impulsionando o desenvolvimento econômico e social do estado.

Leia também
MT exportou para 23 novos países em 2023


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o setor de biocombustíveis registrou um notável crescimento de 13,4% no acumulado de 2023. Esse aumento é impulsionado principalmente pela produção de etanol a partir do milho, responsável por cerca de 75% da produção de etanol do estado. Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt e das Indústrias de Bionergia de Mato Grosso (Bioind), destaca as perspectivas de mais investimentos e abertura de novas plantas nesse setor.

Além disso, o setor de fabricação de produtos alimentícios também se destacou, impulsionado principalmente pelas indústrias frigoríficas. Jovenino Borges, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Frigorífico de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), revela um aumento significativo de mais de 25% na quantidade de abates de animais, evidenciando um aproveitamento mais eficiente da capacidade produtiva.

No entanto, alguns setores enfrentaram desafios, com quedas na produção em comparação com o ano anterior. Os setores de produtos químicos e de madeira registraram declínios de 12% e 3,9%, respectivamente, enquanto os setores de minerais e bebidas também apresentaram comportamento negativo.

Apesar dessas variações, Mato Grosso conquistou a quinta posição no ranking nacional de desempenho industrial, ficando atrás apenas dos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás e Pará.

Em dezembro de 2023, a produção industrial mato-grossense apresentou um leve aumento de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Setores como fabricação de produtos alimentícios, bebidas, produtos de madeira, minerais não metálicos e produtos químicos contribuíram para esse saldo positivo. No entanto, o setor de biocombustíveis foi o único a registrar um resultado negativo (-7%) nessa comparação. Em relação a novembro de 2023, a produção industrial estadual apresentou uma queda de 3,3%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet