Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

SETOR EM ALTA

Mato Grosso registra bom desempenho nos emplacamentos em janeiro

Mato Grosso registra bom desempenho nos emplacamentos em janeiro
No início deste ano, o estado de Mato Grosso demonstrou um desempenho positivo no setor de emplacamentos de veículos zero quilômetro, com um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o estado registrou um incremento de 24,60% em janeiro de 2024, em relação a janeiro de 2023.

Leia também
Diretor da PCE envolvido em supostas negociações para fuga de reeducandos é exonerado do cargo


No primeiro mês de 2024, foram emplacados 9.234 veículos zero quilômetro, um número superior aos 7.411 veículos registrados no mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é atribuído principalmente à disponibilidade de crédito, que tem facilitado a aquisição de novos veículos pelos consumidores.

No entanto, ao comparar os dados de janeiro com os de dezembro do ano anterior, houve uma queda de 9,72% nos emplacamentos. Essa diminuição pode ser explicada pelo fato de muitos consumidores terem efetuado a troca de veículos em dezembro, devido ao aumento dos custos de transporte aéreo durante as viagens de média e longa distância, o que levou a uma antecipação das compras.

Apesar da queda em relação a dezembro, o vice-presidente da Fenabrave Mato Grosso, Cláudio Bagestan, avalia o resultado como positivo para o setor. Ele destaca que houve uma renovação e incremento da frota de ônibus e caminhões, além da manutenção de algumas ofertas em todo o segmento, graças à disponibilidade de crédito.

No segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas apresentaram um aumento de 24,21% em relação a janeiro de 2023, totalizando 3.422 veículos emplacados. No entanto, em comparação com dezembro, houve uma queda de 28,34%.

No setor de caminhões, houve uma retração tanto em relação a janeiro quanto a dezembro do ano anterior, com uma queda de 18,83% e 14,76%, respectivamente. O segmento de ônibus também registrou uma diminuição nas vendas, com apenas 14 unidades emplacadas em janeiro de 2024, representando uma queda significativa em relação ao mesmo período de 2022.

As motocicletas continuam sendo um destaque no mercado de veículos em Mato Grosso, representando cerca de 50,2% das vendas do setor em janeiro de 2024. O segmento registrou um aumento de 43,80% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por fim, no que diz respeito aos implementos rodoviários, o estado emplacou 563 unidades em janeiro de 2024, um volume abaixo do registrado no mesmo período de 2022 e de dezembro do ano anterior.

Em suma, apesar das flutuações mensais, o mercado de veículos em Mato Grosso iniciou o ano de 2024 com um saldo positivo, impulsionado pela disponibilidade de crédito e pela renovação da frota de veículos em diferentes segmentos.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet