Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

auxílio no comércio

Tecnologia avança no campo e facilita compra e venda de gado em Mato Grosso para pecuaristas

Foto: Reprodução

Tecnologia avança no campo e facilita compra e venda de gado em Mato Grosso para pecuaristas
Pensando em facilitar a vida dos pecuaristas de Mato Grosso, os empresários Eduardo e Imil Farah decidiram levar o mercado digital para o campo com o intuito de auxiliar a compra e venda dos gados nas regiões. Pelo menos 100 mil cabeças de gado já foram comercializadas com a plataforma online.

Leia também:
Mato Grosso é o estado com mais plantas frigoríficas habilitadas para enviar carne à China

Segundo Eduardo, o intuito de criar a plataforma para facilitar a venda veio da própria dificuldade na comercialização dos gados no estado.

"Quando eu comecei a assumir a fazenda eu precisava dessa ajuda porque as vezes você não sabe de quem compra, não consegue ir até a fazenda para ver se o gado tem qualidade ou não e ainda não tem conhecimento para saber se está fazendo um bom negócio.", afirmou.

o CEO da Gado Certo conta que apesar da agropecuária ser forte no estado, a comercialização é feita de forma tradicional causando alguns prejuízos para os pecuaristas que ficam limitados.

"O mercado é muito desconectado. Temos hoje aproximidamente 100 mil fazendas com cadastro de pecuária em Mato Grosso e um pecuarista na média faz negócio com 10 ou 15 pecuristas. Então o pecuarista não acessa nem 1% do mercado porque as fazendas também são longe uma das outras", disse Eduardo.

Diante da dificuldade, a plataforma online foi criada para conectar os pecuaristas. A equipe consegue mapear os clientes interessados e os lotes disponíveis para a venda, levando em consideração aqueles mais perto e que têm mais características em comum com o desejo do comprador. 

Atualmente, a Gado Certo conta com mais de 3 mil pecuaristas cadastrados. No total, pelo menos 40 mil cabeças de gado já foram comercializadas somente em 2023. Com a empresa desde a criação em 2019 foram 100 mil. A plataforma da Gado Certo é gratuita e qualquer pecuarista pode fazer o cadastro.

Cerca de 12 milhões de cabeças de gado são comercializadas em Mato Grosso anualmente porém, a tecnologia do setor pecuário ainda segue atrás da agricultura.

"A maioria (das startups) é focada em grãos e por ser um mercado mais adepto a tecnologia. Quando a gente olha o tamanho do setor agropecuário, deveria ter mais relevância. Quando a gente fala de agronegócio temos que usar tecnologia como uma ferramenta. Acredito que chegou a hora de digitalizar o comércio de gado no Brasil", ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet