Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Notícias | Geral

boas cotações

Condição climática ajuda a expandir plantio do gergelim em Mato Grosso; 95% da produção deve ser exportada

Foto: Infoblogui Blog

Condição climática ajuda a expandir plantio do gergelim em Mato Grosso; 95% da produção deve ser exportada
O plantio do gergelim tem um sido uma alternativa para os produtores rurais de Mato Grosso para substituir o milho na segunda safra em áreas com déficit hídrico do estado. Cerca de 95% da produção deverá ser exportada.


Leia também:
Mato Grosso é apontado como o estado que mais exportou milho no Brasil

Segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o gergelim tem registrado uma forte expansão de área. Um dos principais motivos do aumento é a condição climática mais restritiva em algumas áreas de Mato Grosso.

O Vale do Araguaia é apontava com uma da regiões que mais devem se beneficiar com a plantação. A produção do gergelim deve atingir 186,7 mil toneladas na safra 2023/2024. O resultado também se deve ao crescimento da área plantada em 105,9%, passando de 185,5 mil hectares para 381,9 mil hectares.

Além disso, também houve registro do plantio do gergelim como primeira safra decorrente dos problemas sofridos pela soja, porém limitado a áreas pontuais.

"Com boas cotações de preços, o gergelim constitui excelente oportunidade de negócios, especialmente em temporada na qual o milho enfrenta preços baixos. Calcula-se que 90% a 95% de sua produção seja destinada
ao mercado externo, e mais da metade da safra já foi negociada de modo antecipado", apontou o levantamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet