Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Logística

5 MIL EMPREGOS GERADOS

Rumo inaugura sede em Primavera do Leste com projeções de movimentação econômica local

Foto: Reprodução

Rumo inaugura sede em Primavera do Leste com projeções de movimentação econômica local
Está oficialmente inaugurado o escritório administrativo da Rumo Logística em Primavera do Leste. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (03) com a presença do prefeito municipal, Leonardo Bortolin, e diversas autoridades locais. A companhia está instalada há cerca de dois meses na cidade para o andamento das obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo que terá mais de 700 quilômetros de expansão, partindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde e passando por Cuiabá, com recursos 100% privados.


Leia também:
Prefeito registra B.O. contra vereador após ser acusado de “começão” e pegação contra servidoras


O gerente executivo de implantação, Henrique Domingues mostrou aos convidados os números da obra. Serão 89 mil toneladas de trilhos, volume equivalente para construir nove Torres Eiffel. A movimentação de terraplanagem será de 183 milhões de metros cúbicos. Serão utilizados mais de 1.000.000 (um milhão) de m³ de concreto, exemplificando, seria possível construir 13 pontes estaiadas Octávio de Oliveira (um dos cartões postais da cidade de São Paulo). 

A movimentação econômica em Primavera do Leste já começou e será ampliada durante a execução dos trabalhos. Já são 42 moradias alugadas, entre casas e hotéis, podendo chegar a 77 unidades. Atualmente 250 trabalhadores estão contratados no município, mas o número deve subir para até 600 e chegará a 5 mil (no trecho de Rondonópolis a Primavera). Doze empresas prestadoras de serviços estão contratadas e no pico de obras pode mais que dobrar. A Rumo tem três escritórios e um galpão alugados para funções administrativas e operacionais. 

De acordo com a Rumo, a movimentação econômica no município também já iniciou com a aquisição de produtos em lojas de materiais de construção, EPI'S, peças mecânicas, mobiliários, alimentos, dentre outros. 

O gerente de Relações Governamentais da companhia, Vinicius Roder lembrou que o desejo maior é de que todas as contratações sejam realizadas no município.  De acordo com ele, a cidade foi escolhida por oferecer robusta infraestrutura que comporte o volume das movimentações que o andamento da obra requer. 

"Os empregos gerados já são realidade e toda movimentação econômica também. Mensalmente nós estamos prevendo que serão servidas 45 mil refeições mensais, por exemplo. O lançamento oficial das nossas operações aqui com certeza é um marco para a companhia, que sonhou junto com Governo de Mato Grosso, legislativo estadual e prefeituras locais. Este é o marco da mudança de fase, saindo de sonho para construção", disse.

Neste mês de maio, Primavera do Leste completa 38 anos de emancipação. Conforme o prefeito Leonardo Bortolin, não teria maneira mais agradável do que começar as comemorações com o início dos trabalhos da Rumo, que marca a transformação da cidade e de todo Estado. Ele reforçou que o município acredita na competência da companhia em gestão e condições de investimentos. 

"É motivo de muita alegria, daqui pouco tempo os trilhos já estarão dentro do município e isso vai representar a transformação na logística e na economia de todo Estado de Mato Grosso. A ferrovia chegando vai ser mais uma grande virada de chave para economia do município. Eu acredito muito no poder e na força da ferrovia e a partir de hoje a gente vira uma nova página para o município. Começamos bem as comemorações dos 38º anos de emancipação", disse Bortolin.

Diretor do Sindicato Rural, José Nardes lembrou que os avanços logísticos são essenciais para o desenvolvimento da agricultura mato-grossense, que é robusta, campeã, mas que pode ser ainda melhor com melhores modais para escoamento de toda produção. "Agricultura sem logística não existe e vice-versa. E uma construção ampla como essa, com recurso 100% privado tem total apoio dos produtores rurais. Que bom que a Rumo chegou ao nosso município e que está implantando esse modal aqui na região. Obrigado Rumo e parabéns por todo trabalho realizado. Em nome dos produtores rurais, sejam bem-vindos", afirmou.

Nesta primeira fase estão previstos mais de 200 quilômetros de obras, chegando até a região da BR-070.  A construção da infraestrutura ferroviária desse trecho representará um investimento entre R$ 4,0 bilhões e R$ 4,5 bilhões. Os trilhos passam por Primavera do Leste e a região também ganhará um terminal de embarque. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet