Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Energia

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Blairo diz que transmissão é um dos principais obstáculos para geração de energia limpa: 'vai depender que todos paguem'

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Blairo diz que transmissão é um dos principais obstáculos para geração de energia limpa: 'vai depender que todos paguem'
O ex-ministro da Agricultura e ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, ressaltou que apesar das novas produções de energia terem surgido nos últimos tempos, a transmissão ainda é um obstáculo para o setor. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), na abertura do seminário realizado pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás (Sindenergia) que trata sobre os desafios da transição energética no estado.


Leia também
Chico afirma que processante contra Emanuel foi suspensa por erro de vereadores que agiram com 'raiva'


Ele comentou que atualmente a distribuição de energia é feita pelas concessionárias e se todos usuários começarem a produzir sua própria energia, e quiserem transitar pelas redes, sem pagar impostos, quebraria o “sistema”.

Para evitar que isso aconteça, ele explica que o governo federal tem retirado a isenção de impostos dos painéis solares fotovoltaicos para que o processo ande normalmente e não prejudique todo o curso.

“Mato Grosso tem crescido bastante nessa área de fotovoltaica e a grande vantagem da geração fotovoltaica é que é um sistema distribuído, não só de energia, mas distribuído no investimento, centenas de pequenos projetos viram grandes projetos no final”, comentou.

Ao ressaltar o crescimento de novas produções, Blairo disse que a produção de energia fotovoltaica no país se compara ao que é gerado pela usina hidrelétrica de Itaipu.

“Itaipu foram alguns bilhões de dólares para construir e tem um único devedor que é o Governo Federal. Cresceu tudo isso e não tem dívida para ninguém, porque ele é compartilhado, muita gente pode fazer esse investimento. Então, assim, acho que a sociedade, o mundo achou um jeito barato de fazer energia. Agora, a transmissão da energia é um negócio mais complicado que vai depender que todo mundo pague um pouco para andar com isso”, destacou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet