Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de fevereiro de 2025

Notícias | Agronegócio

ACELERAMENTO

Validação de CAR será automatizada pela Sema e só 20% dos casos devem passar por ‘analistas humanos’

Foto: Secom-MT

Validação de CAR será automatizada pela Sema e só 20% dos casos devem passar por ‘analistas humanos’
Nos próximos 90 dias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso deve iniciar a implementação do sistema CAR Digital 2.0, com a meta de automatizar 80% das análises dos mais de 130 mil pedidos de validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) pendentes. Apenas 20% dos casos, considerados exceções, permanecerão sob análise manual, realizada por servidores.


Leia também:
Após trazer Bolsonaro, Norte Show tenta “Veio da Havan” para palestra


O CAR é uma ferramenta essencial que reúne informações ambientais georreferenciadas de propriedades e posses rurais, contribuindo para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além do combate ao desmatamento.

Desde 2024, a Sema vem utilizando análises automatizadas em 34 municípios. No entanto, elas ainda são pontuais, devido às dificuldades em cruzar as informações de vetorizações com imagens de satélite.

“A estratégia mais consistente é automatizar a análise do cadastro. No entanto, evoluções são necessárias para criar tolerâncias entre imagem de satélite e vetorização, evitando a recusa injusta do produtor. O que mostramos ao governador é que a análise manual deve ser a exceção, e não a regra, como ocorre hoje”, explicou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, após reunião com o governador Mauro Mendes na última quarta-feira (15).

A meta da Sema é desenvolver soluções para o cruzamento de informações nos próximos 60 dias e, em seguida, apresentá-las ao governador e às entidades do agronegócio. O objetivo é iniciar a implementação do CAR Digital 2.0 nos 34 municípios já aderentes ao sistema e expandir a abrangência para todos os 142 municípios de Mato Grosso até o final de 2025.

Atualmente, o estado possui 155 mil cadastros no sistema, dos quais apenas 12 mil foram validados. Um dos principais entraves é o tempo de análise, com casos em que um mesmo pedido passa mais de 10 vezes pelo mesmo analista até que todas as pendências sejam resolvidas.

Para agilizar o processo, a Sema também aposta na aprovação em bloco dos cadastros relacionados a assentamentos. Um projeto piloto está sendo realizado no assentamento rural Jonas Pinheiro.

“O módulo de análise de assentamento rural está em teste no assentamento Jonas Pinheiro. Cerca de 30% dos cadastros em Mato Grosso, o que equivale a 32 mil registros, estão em assentamentos. A solução para acelerar esses pedidos é a análise em bloco”, destacou Mauren.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet