Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Notícias | Geral

UM CASO CONFIRMADO

Brasil pode recuperar status de livre da gripe aviária em 28 dias, diz ministro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasil pode recuperar status de livre da gripe aviária em 28 dias, diz ministro
O Brasil poderá retomar o status de país livre da gripe aviária em 28 dias, caso não sejam registrados novos focos da doença até lá. A contagem segue os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (19).


Leia também
Prefeita de Várzea Grande afirma queda nas reclamações por falta d’água após mudança no DAE

“O objetivo é restabelecer a normalidade. É importante fazer todo o bloqueio e rastreamento de tudo que saiu da granja onde o foco foi detectado, porque, com a inutilização da produção, diminuímos muito o risco de novos casos. Se não houver nenhum novo caso em 28 dias, podemos dizer aos compradores e ao mercado que o país volta ao status de livre de gripe aviária”, afirmou o ministro a jornalistas.

O Brasil confirmou, até o momento, dois casos de influenza aviária do tipo H5N1: um em uma granja comercial de matrizes em Montenegro (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, e outro em cisnes localizados no zoológico de Sapucaia do Sul (RS).

Além desses, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga outras seis ocorrências suspeitas em diferentes estados, incluindo uma propriedade de subsistência em Nova Brasilândia (MT), a 223 quilômetros de Cuiabá. A suspeita, divulgada no domingo (18), envolve uma criação doméstica de aves.

Outros focos sob investigação envolvem tanto granjas comerciais quanto produções familiares:

Ipumirim (SC) – granja comercial

Aguiarnópolis (TO) – granja comercial

Triunfo (RS) – produção familiar para subsistência

Gracho Cardoso (SE) – produção familiar para subsistência

Salitre (CE) – produção familiar para subsistência

Nova Brasilândia (MT) – produção familiar para subsistência


Segundo o ministro, o sistema de defesa agropecuária realiza investigações de forma contínua e transparente. “A apuração de suspeitas é corriqueira e o governo trata os alertas com total transparência, como exige o rigor sanitário e o compromisso com o mercado internacional”, disse.

O primeiro foco confirmado em granja comercial foi registrado na última quinta-feira (15), em Montenegro (RS). Desde então, o Mapa tem intensificado as ações de contenção, incluindo o abate das aves e restrições ao trânsito de animais e produtos nas áreas afetadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet