Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Abiove

Mato Grosso é o estado que mais processa grãos na indústria de óleos vegetais

20 Set 2012 - 17:40

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Mato Grosso é o estado que mais processa grãos na indústria de óleos vegetais
Mato Grosso é o estado com maior capacidade de processamento de grãos para a indústria de óleos vegetais, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Abiove.

A pesquisa reúne os dados dos últimos anos, divulgados em 2012 e com informações relacionadas até o final de 2011.
Mato Grosso tem capacidade de processamento de grãos de 35.336 toneladas/dia, o que representa 21% da capacidade nacional. Em segundo lugar vem o Paraná, com 20% e, em seguida, o Rio Grande do Sul, com 18%.

Já em relação à capacidade de refino, a indústria mato-grossense fica na terceira posição, perdendo para São Paulo, a primeira colocada, e Paraná. O estado paulista tem capacidade de refino de 6.215 toneladas/dia, contra 4.140 toneladas/dia do Paraná e 3.313 toneladas/dia de Mato Grosso.

Outro levantamento da Abiove foi em relação à capacidade de envase. Nesse quesito, a indústria mato-grossense empata na segunda posição com Goiás, abaixo, novamente, de São Paulo, estado detentor de 26% da capacidade nacional de envase de óleos vegetais.

As unidades de processamento pesquisadas em Mato Grosso contemplam indústrias sediadas nas cidades de Rondonópolis, Alto Araguaia, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Primavera. Todas processam grão de soja, exceto uma em Rondonópolis, que trabalha com caroço de algodão.

Já as unidades de refino são poucas no território mato-grossense, instaladas em Rondonópolis, Alto Araguaia e Primavera do Leste, de acordo com os dados da Abiove.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet