Dez cidades de Mato Grosso, Pará e Tocantins serão percorridas pelo Estradeiro que a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Apropsoja), promoverá entre os dias 2 a 08 de setembro para avaliar a qualidade das principais vias de escoamento da produção de soja e milho do estado. No trajeto está a BR-158, principal artéria da região do Vale do Araguaia.
O Estradeiro terá seu ponto de partida em Cuiabá, no dia 2, percorrendo as cidades de Primavera do Leste, gaúcha do Norte, Canarana, Porto Alegre do Norte, Santana do Araguaia e Redenção (PA), colinas e Palmas (TO), São Miguel do Araguaia (GO) e encerramento em Água Boa.
A entidade quer fazer uma radiografia das condições das vias de escoamento da produção agrícola e traçar um mapa regional que incluiu os estados de MT, PA e TO. Em cada município a Aprosoja estará se reunindo com segmentos do setor produtivo para discutir alternativas de melhorias nas estradas por onde é escoada a produção agrícola.
Os estradeiros foi uma forma que a entidade encontrou para diagnosticar as condições das estradas na divisa de Mato Grosso e cobrar dos governos dos estados medidas que possam amenizar o sofrimento de quem produz.