Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Brasil apresentará na Índia medidas para proteger os ecossistemas até 2020

As estratégias brasileiras para o alcance dos objetivos mundiais de preservação da natureza serão apresentadas na 11ª Conferência das Partes (COP-11) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), marcada para o período de 1º a 19 de outubro em Hyderabad, na Índia. O objetivo é mostrar como estão sendo adequadas à realidade do país as Metas de Aichi, que consistem em 20 itens para serem atingidas até 2020 com o objetivo de promover a proteção dos ecossistemas em todo o mundo.

A decisão foi aprovada, nesta quinta-feira (27/09), pela Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio). Pela deliberação, até 2013, o conjunto de metas nacionais será atualizado com base nas disposições de Aichi e nas necessidades de criação de unidades de conservação. “Vamos mostrar que o processo de internalização das Metas de Aichi está extremamente avançado”, explicou o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Cavalcanti.

DIÁLOGO

O diálogo entre governo, empresas e sociedade civil também está entre as medidas para o alcance das Metas de Aichi, que têm como prazo final o ano de 2020. “Elas são factíveis e mostram uma oportunidade de expandir o sistema”, declarou Cavalcanti. “Trata-se de um trabalho em progresso e vamos mostrar que estamos mais avançados do que muitos países”, acrescentou o chefe do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Carvalho.

Apenas uma das 20 metas ainda não foi adaptada, de fato, à realidade brasileira. De acordo com o item de número 11 do documento de Aichi, 17% das áreas terrestres e de águas continentais e 10% das áreas marinhas e costeiras terão de estar amparadas por sistemas de proteção até 2020. O Brasil, no entanto, ainda não definiu qual será o percentual mínimo de unidades de conservação que deverão haver em cada um dos biomas do país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet