Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

tendências

Analista diz que Brasil deve tornar-se maior produtor mundial de soja em 2013

27 Set 2012 - 16:07

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Assessoria

Analista diz que Brasil deve tornar-se maior produtor mundial de soja em 2013
O Brasil deve torna-se o maior produtor mundial de soja na safra 2012/2013, segundo o trader de mercado internacional de commodities agrícolas e analista de mercado Liones Severo. Em palestra realizada esta semana da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), ele fez previsões e análises sobre as tendências para o mercado agrícola.

Severo afirmou que se os volumes previstos de produção se concretizarem, junto à comercialização antecipada de cerca de 40%, o produtor brasileiro deve ter um dos maiores rendimentos dos últimos anos. “Porém é preciso capitalizar e fazer provisões para anos de crise como melhor forma de preservação do seu próprio negócio”, alertou.

O analista acredita que em 2012 as commodities agrícolas poderão atingir preços recordes, principalmente a soja. Segundo ele, o preço sobe porque a demanda é maior que a produção.

Sobre a possibilidade de queda na demanda de soja, Liones diz que o Brasil não terá grandes problemas para vender o grão. A China, que é o maior importador da soja brasileira, vai continuar comprando o grão produzido no país.

“A soja é a principal energia e proteína no mundo. O cenário todo se tornou muito apertado e nós vamos viver esse período por um longo tempo. Pois o mundo encontra-se hoje como na década de 70, com estoques praticamente inexistentes. A China está importando, este ano, mais de 50 milhões de toneladas de soja. Ano que vem deve chegar a 60 milhões. Eles têm um consumo muito grande. Se formos projetar isso daqui a alguns anos, a China vai demandar muito mais do que o mundo poderá produzir e podemos viver uma crise de escassez. Mas nós temos que ter cautela em focar somente na China, temos que focar em outros destinos. É possível que haja redução de demanda em outras partes do mundo, mas com a China podemos ficar tranquilos”, explanou.

Para Liones Severo, o Brasil tem tudo para ser a grande nação agrícola do mundo. “Nós somos o único país que dispõe de um manancial de recursos naturais e terras férteis capaz de suprir as necessidades de oferta de produtos agrícolas para atender o consumo do mundo que cresce cada vez mais”, afirmou.

Conhecer para produzir


No evento, o trader disse ainda que diante deste cenário mercadológico favorável o produtor deve investir em informação e conhecimento para aperfeiçoar os seus lucros. Conforme o especialista, cerca de 60% dos negócios que giram no mundo autalmente são produtos de conhecimento. "Vivemos a era do conhecimento e precisamos investir e otimizar as informações para que este conhecimento favoreça nosso trabalho", disse.

De acordo com Severo, o SIM, novo software disponibilizado pela CentroGrãos, além de ser considerado sistema de ponta pode ajudar muito o produtor, pois interliga e sistematiza em um canal dados sobre produção, venda e notícias relacionadas a milho, soja em grão, farelo e óleo. Além de ser um sistema que propicia um guia ao produtor para realizar um bom gerenciamento e comercialização da produção, de forma instantânea.

No software o produtor encontra informações sobre: formação de preço de soja e milho em 7 estados brasileiros; cotações de Chicago com delay de menos de um minuto; comentários de abertura e fechamento da bolsa de Chicago; principais e relevantes notícias do mercado Agro nacional e internacional; variação de oito das principais bolsas internacionais; cotações de dólar presente e futuro e informações sobre prêmio.

Para conhecer o sistema basta acessar o site www.centrograos.com.br e cadastrar-se para receber uma senha e utilizar o sistema gratuitamente por 30 dias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet