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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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LOGÍSTICA

Terminal ALL amplia capacidade de descarga em 37% em Alto Araguaia

Foto: Reprodução/ilustração

Terminal ALL amplia capacidade de descarga em 37% em Alto Araguaia
A safra de milho em Mato Grosso e o Terminal Rodoferroviário da América Latina Logística (ALL) em Alto Araguaia estão a todo vapor. Se comparada ao mesmo período do ciclo anterior, quando o assunto é descarga de caminhões, houve aumento de 37%.
Somente de 2011 para cá foram seis recordes consecutivos e a capacidade de giro na descarga aumentou. A avaliação é do gerente de Terminais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Ivandro Paim.

O bom desempenho do sistema de descarga no Terminal da ALL em Alto Araguaia é traduzido em números. Em 09 de abril de 2011, descarregaram no terminal local 761 caminhões em 24 horas. No dia 13 de abril o total chegou a 779. No dia 14 do mesmo mês, outros 791 caminhões descarregados. Em 15 de abril, atingiu 832 caminhões.

Em 2012, os indicadores de 2011 passaram a figurar nos gráficos e deram espaço a outros números que impressionam. Em 10 de março, foram 891 caminhões descarregados em 24 horas. O mais novo recorde foi registrado no dia 06 de julho. O total chegou a 946 veículos, um aumento de 6,05%, somente este ano. Os novos recordes levam em conta caminhões transportando milho e farelo.

Há cerca de três anos a movimentação média diária era de cerca de 400 caminhões. Durante o percurso no terminal, os caminhões são identificados, monitorados e pesados eletronicamente. Todas as informações ficam armazenadas em um chip individual.

Segundo Ivandro Paim, os bons resultados são possíveis porque existe um minucioso trabalho de acompanhamento de produtividade, o que permite que toda a equipe conheça sua meta diária e acompanhe seu desempenho em tempo real.

Atualmente, estão envolvidos no processo 250 colaboradores da companhia. “Uma prova disso, é que com a mesma estrutura operacional conseguimos aumentar nossa capacidade de descarga de caminhões em 24%, comparado a 2011, e 37% comparado a 2010”, detalha o executivo.

Para atingir os números expressivos, a ALL investiu em tecnologia desde a entrada até a saída de caminhões e promoveu mudanças nos transponder (dispositivos de comunicação) das balanças de entrada e saída do terminal. A medida permitiu um ganho médio de tempo de seis segundos para cada caminhão descarregado. As mudanças fazem parte do "Projeto Sem Parar", iniciativa inovadora na área de gestão da ALL, o que garante uma rotatividade maior dos veículos em circulação dentro do terminal.

“Só em Alto Araguaia, giramos nossa capacidade estática em 1,3 vezes ao dia. É um terminal de alto giro e o gerenciamento da rotina é uma fortaleza da nossa equipe. Através dele, conseguimos obter uma melhoria continua em nossos processos”, explicou Paim.

NOVA OPERAÇÃO

Os surpreendentes números de veículos descarregados em apenas 24 horas no Terminal de Alto Araguaia não devem parar por aí. A expectativa da companhia é de chegar à marca de mil caminhões ainda em 2012. Número bem possível, visto que Mato Grosso ainda colhe a safra de milho e dentro de alguns meses a companhia passará a receber também a safra de soja.

Capacidade de recepção, armazenagem e expedição a ALL têm. O Terminal Ferroviário de Alto Araguaia possui em sua infraestrutura pátio de espera para marcação com capacidade para 900 caminhões estacionados, pátio de classificação, balanças ferroviárias, quatro tombadores e uma moega hopper. Cada tombador tem capacidade de descarga de 10 a 11 caminhões/hora, além de sete células (armazéns) com capacidade de 4,5 mil toneladas cada. Juntas, armazenam cerca de 31 mil toneladas de produtos.

Além disso, a ALL iniciou recentemente as operações no Terminal da Cargill, também em Alto Araguaia. “Nosso desafio é chegar a uma descarga diária de mil caminhões. Assim utilizaremos 100% da capacidade nominal dos nossos equipamentos”, prevê Paim.

(As informações são da assessoria de imprensa).
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