Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores atendidos por Projeto Olhos D’Água da Amazônia participam de seminário de Boas Práticas Agropecuárias

Foto: Reprodução

Produtores atendidos por Projeto Olhos D’Água da Amazônia participam de seminário de Boas Práticas Agropecuárias
Durante três dias os produtores e equipe técnica do projeto Olhos D’Água da Amazônia participaram, em Alta Floresta, do 1º Seminário de Pecuária Integrada: rumo às Boas Práticas Agropecuárias (BPA). As palestras tinham como objetivo capacitar e oferecer conhecimento sobre interesse em desenvolver atividades econômicas com menos impacto ambiental.

Na quinta-feira (26), dia da abertura do evento, o projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono, do Instituto Centro de Vida (ICV) foi apresentado pelo coordenador Vando Telles. “Buscamos incentivar a adoção de um sistema produtivo que seja rentável, eficiente, com menos impacto sobre os recursos naturais, como solo, água e florestas. A ideia é que essas práticas sejam implantadas integrando a cadeia produtiva das propriedades e promovam boas práticas”, explicou.

Para a Secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Gercilene Meira, socializar as informações de pecuária integrada para os produtores da cidade fortalece o trabalho desenvolvido na região, trazendo novas perspectivas para o futuro produtivo dos imóveis rurais. “É uma alegria que esse conhecimento esteja sendo trazido para o município e esteja contando com a participação de muitos produtores. Isso diz muito do Município. Em Alta Floresta, 87% da economia vem da pecuária, seja de corte ou de leite. Conhecemos a luta de cada produtor e precisamos fortalecer sua produção com a tecnologia disponível”, analisou Gercilene.

Durante os três dias de evento, agricultores familiares, pecuaristas de corte e/ou de leite, estudantes e técnicos, e público em geral, ouviram as informações que relacionadas desde a gestão de funcionários numa propriedade e sanidade animal, até as tecnologias empregadas para o manejo de pastagem, combate de morte subida na pastagem e aumento de produção animal.

O produtor Paulo Beitum avaliou positivamente as palestras apresentadas durante o seminário. “Aprender nunca é demais. E é cada vez mais importante ações como esta voltadas para o produtor. Durante o seminário, teve muita coisa boa, muita informação que pode ser utilizada pelo os produtores da nossa região para melhorar a produção”, considerou.

O 1º Seminário de Pecuária Integrada: rumo às Boas Práticas Agropecuárias (BPA) foi uma realização do ICV em parceria com da Embrapa e da prefeitura municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e conta com apoio financeiro do Fundo Vale.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet