Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ecologia

Avaliação da União

Governo diz que Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é ‘documento histórico’

Foto: Reprodução - Ilustração

Governo diz que Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é ‘documento histórico’
“Estamos chegando a um documento histórico, um plano de política integral de agroecologia”, afirmou o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, coordenador da Comissão Nacional da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), sobre a finalização do documento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), discutido em Brasília durante os dias 11 e 12 de abril.

Governo começa a definir ações do Plano Nacional de Agroecologia

Representantes de entidades governamentais e não governamentais se reuniram para definir a próxima reunião e os encaminhamentos para a implantação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), instituída em 2012 (pelo Decreto 7.794).

De acordo com a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as discussões consideram a importância da pesquisa para avançar em desafios para a agroecologia e, ainda, como adequar normas de chamadas públicas para a extensão rural voltada à agroecologia. “O Plano traz linhas estratégicas importantes no campo da produção, seja no crédito, na infraestrutura, no registro dos produtos, regulamentos técnicos, redução de uso do agrotóxico”, observa Bianchini.

Sobre a redução de agrotóxicos, o secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Dênis Monteiro, elogiou a inclusão de ações para redução de agrotóxicos E sugeriu a inclusão de medidas relacionadas a transgênicos.
Ele comemorou a construção da política, que conta com participação da sociedade civil e do governo. “Esse esforço está refletido no documento, que está mais abrangente e consistente do que as versões anteriores”, disse Monteiro.

“Essa política traz algo intocável, que é uma intenção muito grande de fazer uma revolução, de retomar rumos”, afirmou Elson Borges dos Santos, da Câmara Temática de Agricultura Orgânica. Para ele, o trabalho vai “restaurar e reinventar tecnologias para a agricultura e para a produção”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet